ACOMPANHE-NOS    
AGOSTO, DOMINGO  01    CAMPO GRANDE 17º

Meio Ambiente

Carvoaria é multada em R$ 49,2 mil por transportar carga ilegal

A empresa foi autuada pela Polícia Militar Ambiental de Aquidauana em flagrante feito no sábado

Por Mariely Barros | 13/06/2021 13:15
Veículos de transporte que levavam o carvão (Foto: Divulgação)
Veículos de transporte que levavam o carvão (Foto: Divulgação)

PMA (Polícia Militar Ambiental) autuou uma carvoaria durante fiscalização ambiental feita em Aquidauana na manhã de sábado (12). Caminhões da empresa foram flagrados transportando carvão oriundo de madeira nativa e sem a documentação legal. O material estava dividido em dois veículos carregados.

Os dois motoristas foram abordados por volta das 9h. Um dirigia uma Tractor Scania, com uma carreta acoplada que transportava ilegalmente uma carga com 96 m³ de carvão. Já o outro caminhão, uma Mercedes Benz, transportava 68 m³ de carvão.

A carga saiu do município de Nova Andradina e estava sem o DOF (Documento de Origem Florestal). Junto com o carvão foram colocados produtos proveniente de madeira nativa e de eucalipto, segundo o registro da apreensão. A mistura de material pode ter sido feita na tentativa de burlar a fiscalização, pois na nota fiscal apresentada pelos trabalhadores constava tudo como produto de eucalipto.

Ainda segundo o registro, isso normalmente é feito porque, para o produto de eucalipto (madeira plantada exótica), não há a necessidade de apresentar o documento ambiental, diferentemente para o carvão da madeira nativa.

Ambos os veículos e a carga foram apreendidos e  encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Aquidauana, e os responsáveis responderão por crime ambiental, com pena prevista de seis meses a um ano de detenção.  A empresa carvoeira proprietária do carvão ilegal, com domicílio jurídico no distrito de Casa Verde, no município de Nova Andradina, foi autuada administrativamente e recebeu multa de R$ 49,2 mil.

Nos siga no Google Notícias
Regras de comentário