ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Meio Ambiente

Caso de peixes agonizando no Anhaduí será encaminhado ao Imasul e MPE

A PMA vai elaborar relatório embora ainda não tenha confirmado morte de animais por falta de oxigênio

Tainá Jara | 30/08/2019 17:32
Carpas e cascudos estão entre espécies flagradas aglomeradas embaixo de duto d´'água que deságua no Anhanduí, na última quinta-feira (Foto: Direito das Ruas/Marcelo Calazans)
Carpas e cascudos estão entre espécies flagradas aglomeradas embaixo de duto d´'água que deságua no Anhanduí, na última quinta-feira (Foto: Direito das Ruas/Marcelo Calazans)

A PMA (Polícia Militar Ambiental) elabora relatório sobre a possível redução de oxigênio no Rio Anhanduí, localizado na Avenida Ernesto Geisel, em Campo Grande, responsável por deixar os peixes agonizando em trecho do curso d'água. O documento deve ser encaminhado para o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) e para o MPE (Ministério Público Estadual).

Reportagem publicada nesta quinta-feira, pelo Campo Grande News, mostrou cardume agonizando em busca de oxigênio em ponto do córrego localizado na altura da Rua Santa Adélia, em frente ao shopping Norte e Sul. O comportamento dos peixes, aglomerados embaixo de um duto d´água, chamou a atenção de pessoas que passavam pelo local e registraram o momento.

Na manhã desta sexta-feira, o fenômeno voltou a se repetir no mesmo local. “Lá pelas 8h da manhã, eles estavam todos acumulados juntinhos no canto. Tinha bastante”, confirmou o assistente de pedreiro Maikon Santos da Silva, 30 anos.

A situação mobilizou equipes da PMA para vistoria no local. Conforme o tenente coronel Ednilson Queiroz, não foram encontrados peixes mortos e nem agonizando no momento da fiscalização. No entanto, a situação será acompanhada.

Biólogo, o militar explica que o comportamento do cardume pode estar ligado a diminuição considerável do nível da água no local, por causas naturais ou retenção em algum ponto, e também a altos índices de poluição. Tais aspectos ocasionam a diminuição de oxigênio no rio dificultando o processo respiratório dos animais, podendo levá-los até a morte.

Poluição chama atenção em trecho onde cardume foi encontrado (Foto: Kisie Ainoã)
Poluição chama atenção em trecho onde cardume foi encontrado (Foto: Kisie Ainoã)

Qualidade da água – Conforme o programa Córrego Limpo, responsável por monitorar a qualidade da água nos rios da Capital, o Rio Anhanduí está localizado em área de alta densidade populacional, o que o leva a registrar altas taxas de poluição.

Em nota, a Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) ressaltou que o monitoramento realizado nos córregos e rio na área urbana é referente à qualidade da água e não referente à fauna.

“Dentre as ações do Programa Córrego Limpo há o monitoramento dos eventuais lançamentos de efluentes, águas pluviais, fiscalização em residências e empreendimentos próximos ao Rio que possam ser potencialmente poluidores, além de verificar também a correta ligação desses locais à rede coletora de esgoto”, manifestou a secretaria.

Obra – Desde o ano passado, este trecho do Rio Anhanduí passa por obras de revitalização. Com o objetivo de solucionar os problemas de drenagem no trecho, a construção tem causado impacto no curso d’agua, principalmente, com o depósito de resíduos como terra e pedras.

Orçado em quase R$ 49 milhões, o projeto segue a passos lentos desde o início de 2019 devido a atrasos nos repasses de recursos do governo Federal, responsável por financiar a maior parte do projeto.

Veja as imagens abaixo:

Nos siga no Google Notícias