ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Meio Ambiente

Cheia na Serra do Amolar deve ser uma das mais intensas dos últimos anos

Mesmo após as fortes chuvas de fevereiro e março, muitos ribeirinhos enfretam transtornos.

Anahi Gurgel | 16/05/2018 18:37
Famílias encontram alternativas para sobreviver em meio à cheia na Serra do Amolar. (Foto: Aguinaldo Silva)
Famílias encontram alternativas para sobreviver em meio à cheia na Serra do Amolar. (Foto: Aguinaldo Silva)

Comunidades de Mato Grosso do Sul ainda sentem os efeitos preocupantes das fortes chuvas que atingiram diversas regiões entre os meses de fevereiro e março. Na região da Serra do Amolar, no Pantanal, a cheia já é considerada uma das mais intensas dos últimos anos.

Os dados são da Ecoa – Ecologia e Ação, que vem acompanhando a situação e orientando a população na área localizada na confluência dos rios Paraguai e Cuiabá, na divisa com Mato Grosso.

Após dois meses dos episódios das chuvas torrenciais, além da dificuldade de muitas famílias retornarem às suas moradas, faltam locais secos para os animais se refugiarem e a escola municipal que atende a comunidade do São Lourenço continua fechada desde o mês de abril.

Nesse período, pesquisadores da Ecoa continuam atuando diretamente junto a fazendeiros e moradores, orientando sobre o melhor planejamento para enfrentar a situação.

Os indicativos, segundo a Ecoa, são de que outras regiões abaixo da Serra do Amolar terão águas altas por um tempo mais prolongado. As atenções, neste momento, estão voltadas à marcação do nível do rio Paraguai, em Porto Murtinho, no extremo sul do Pantanal, que pode ultrapassar os 7 metros.

Técnicos e pesquisadores da Ecoa realizam diariamente um acompanhamento da situação nas áreas mais atingidas. 

Previsões - Desde 2011, a organização desenvolve um sistema que facilita a realização de previsões sobre o comportamento das águas nos principais rios da Bacia do Alto rio Paraguai.

Para elaborar a metodologia, equipes visitaram mais de 50 comunidades da região coletando dados sobre "comportamentos" dos rios, da fauna, flora, ecossistemas e população.

O intuito foi fazer o cruzamento das informações com o histórico de grandes cheias na última década, nos anos de 2011 e 2014.

O sistema é uma ferramenta que auxilia, inclusive, no trabalho de retirada dessas famílias antes da calamidade, por meio da emissão de mensagens com informações e alertas sobre níveis dos rios, bem como suporte no atendimento social às pessoas atingidas, realizado pelo Poder Público. 

Nos siga no Google Notícias