A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 21 de Novembro de 2017

25/09/2017 18:19

Chuva atinge 5 municípios e abre "porteira" para fim da estiagem em MS

Nesta semana, praticamente todos os dias haverá chuva fraca em municípios do sul e sudoeste. Campo Grande só depois do dia 28.

Anahi Gurgel
Chuva registrada em Dorados na manhã desta segunda-feira (25). (Foto: Direto das Ruas)Chuva registrada em Dorados na manhã desta segunda-feira (25). (Foto: Direto das Ruas)

A chuva que atingiu alguns municípios de Mato Grosso do Sul nesta segunda-feira (25), não foi aquele aguaceiro esperado, mas vai abrir "porteira" para o fim da estiagem no estado, que dura quase 40 dias.

 No período da tarde, por exemplo, uma forte pancada de chuva atingiu o município de Sonora, 364 quilômetros de Campo Grande. Foram registrados 10,4 milímetros, com muitas trovoadas, raios e ventos de até 71 quilômetros por hora.

Também choveu levemente em Dourados – 1 milímetro – que levou a umidade relativa do ar para casa dos 40%, com temperatua máxima de 27,3ºC. Chuva de 10,6 milímetros foi registrada em Ponta Porã, onde a máxima chegou a 25,9ºC e a umidade relativa do ar marcou 47%.

Também choveu 0.4 mm em Juti e 1.2 mm em Amambai.

As informações são baseadas no modelo numérico de previsão do tempo GFS, atualizado diariamente pelo NOAA (National Prediction Center). 

Para os próximos dias, ainda terá condições de pancadas isoladas em algumas regiões de Mato Grosso do Sul, onde deve chover média de 1.2 mm com termômetros variando entre 21ºC e 34ºC.

Chuva mais forte está prevista para a sexta-feira (29), com precipitação estimada em 11 mm, principalmente no sul e sudeste. .

Tempo fechou na tarde desta segunda-feira em Campo Grande, mas chuva ainda não chegou. (Foto: Richelieu de Carlo)Tempo fechou na tarde desta segunda-feira em Campo Grande, mas chuva ainda não chegou. (Foto: Richelieu de Carlo)

Calma, que chega à capital - Para Campo Grande, onde a estiagem predomina há 38 dias, nao há chance de chuva até pelo menos dia 28 de setembro.

No dia 29 pode ocorrer o registro de pancadas fracas. No dia 30, a formação de um sistema frontal pode fazer o alinhamento da umidade e, finalmente, provocar a chuva de grande porte esperada.

Os dados são do Cemtec (Centro de Monitoramento de Tempo, Clima e Recursos Hídricos de Mato Grosso do sul), com base no modelo meteorologico GFS – NOAA para variável precipitação estimada.

Entre 30 de setembro e 02 de outubro, os volumes serão significativos e nesses dias a condição é de tempo nublado com pancadas de chuvas ao longo do dia.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions