ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JUNHO, QUINTA  13    CAMPO GRANDE 23º

Meio Ambiente

Cidade Universitária arrecada lixo eletrônico para descarte correto

Todo tipo de resíduos eletrônicos podem ser levados até a UFMS na próxima semana

Por Kamila Alcântara | 09/04/2024 15:19
Conjunto de pilhas que serão descartadas (Foto: © Marcello Casal jr/Agência Brasil)
Conjunto de pilhas que serão descartadas (Foto: © Marcello Casal jr/Agência Brasil)

Para ajudar a população no descarte correto de objetos que estão parados em casa ou obsoletos, do dia 15 até 19, acontece a 4ª Semana de Arrecadação de Lixo Eletrônico, organizado pelos alunos e professores da Facom-UFMS (Faculdade de Computação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

Das 7h às 21h, na Cidade Universitária, a Faculdade receberá celulares, smartphones, notebooks, tablets e desktop; monitores; impressoras, projetores e outros equipamentos de imagem; telefones fixos, modens, roteadores, teclados, mouses e acessórios de informática. Enfim, tudo que for eletrônico, funcionais ou não.

Mas atenção: há exceções! Não serão recebidos televisores de tubo e lâmpadas.

A coordenadora do projeto, professora Luciana Montera, conta que 12 estudantes participam voluntariamente. “Queremos trazer o pensamento sustentável. Além do descarte correto, precisamos trabalhar a questão da reciclagem, do rever, repensar, remanufatura e reutilizar”, disse.

Segundo a pesquisa The Global E-Waste Monitor 2024 (Monitor Global de Lixo Eletrônico 2024, em tradução livre), do Instituto das Nações Unidas para Formação e Pesquisa, a geração de resíduos eletrônicos aumenta cinco vezes mais rápido do que a reciclagem documentada do material. O Brasil é o segundo país do continente que mais produz lixo eletrônico.

O cuidado com o chamado e-lixo busca romper com a negligência de grandes economias geradoras dos dejetos, que contaminam seriamente o meio ambiente e representam riscos à natureza e à saúde humana.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias