ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Meio Ambiente

Com 7 dias acima dos 40°C, MS é um dos 3 estados mais quentes de janeiro

Mirian Machado | 30/01/2019 13:35
Trabalhador com guarda-chuva para se proteger do sol quente (Foto: Marina Pacheco)
Trabalhador com guarda-chuva para se proteger do sol quente (Foto: Marina Pacheco)

Mesmo com alguns poucos dias de chuva, o calorão não dá trégua e o sol se faz presente já nas primeiras horas do dia em Mato Grosso do Sul. Já foram 7 temperaturas acima dos 40°C só neste mês, e olha que ele nem acabou. A média das máximas aqui no Estado é de 31,6 graus em janeiro.

Conforme dados do meteorologista da Uniderp, Natálio Abrahão, apesar dos dias quentíssimos, Mato Grosso do Sul não é o estado mais quente, mas está entre os três primeiros do País, e este é o janeiro mais quente no MS em 13 anos.

“É um verão típico daqui, apesar das temperaturas elevadas não é de exagero. No Rio de Janeiro, por exemplo, há até mais registro de altas temperaturas do que aqui. As chuvas que tivemos deixou o tempo mais fresquinhos. Mas no Rio Grande do Sul, cuja a temperatura é frequentemente menor, está extremamente crítico o que acarreta até problemas de saúde lá, ontem fez 37°C. Não estão acostumados”, explicou.

Já aqui no Estado, as cidades mais quentes são Porto Murtinho, Água Clara, Brasilândia e Bela Vista. “A temperatura mais quente do estado este mês ocorreu em ontem (29) Porto Murtinho, região oeste. A máxima chegou a 41,3°C”, conta. Ainda ontem, segundo Natálio, Campo Grande registrou 33°C e Três Lagoas 39°C. “De hoje em diante o calorão continua”, conclui.

Só neste mês, oito cidades do interior registraram temperaturas acima dos 37°C: Água Clara, Três Lagoas, Porto Murtinho, Aquidauana, Bela Vista, Juti, Jardim e Brasilândia. Destas, Porto Murtinho, Três Lagoas, Aquidauana e Bela Vista passaram dos 40°C.

Climatempo- Nesta quarta-feira (30) em todo o Centro-Oeste uma massa de ar seco e quente ganha força, incluindo o sul de Mato Grosso do Sul, como por exemplo, em Ponta Porã não chove e a umidade relativa do ar pode ficar abaixo dos 30% e o dia será de muito sol.

Em Campo Grande, a temperatura continua elevada com o sol que apareceu desde cedo, mas por causa do excesso de calor e umidade nuvens carregadas podem se formar e provocar pancadas de chuva com raios a tarde, porém de forma isolada.

Da mesma forma, o tempo prossegue na quinta-feira (31), sol desde cedo, calor e possível pancadas de chuva isoladas a tarde.

Nos siga no Google Notícias