ACOMPANHE-NOS    
JULHO, SEXTA  03    CAMPO GRANDE 21º

Meio Ambiente

Com abertura da pesca, PMA distribui Manual do Pescador; imprima aqui

Por Paula Vitorino | 28/02/2012 12:54
Temporada de pesca vai começar e manual explica o que pode e o que não pode nos rios de MS. (Foto: Arquivo)
Temporada de pesca vai começar e manual explica o que pode e o que não pode nos rios de MS. (Foto: Arquivo)

A pesca volta a ser permitida na bacia do rio Paraná a partir de amanhã (29) e na bacia do rio Paraguai a partir de quinta-feira (1). Com isso, a Polícia Militar Ambiental também realiza o trabalho de prevenção com a distribuição do Manual do Pescador 2012.

O objetivo é prevenir a pesca predatória e orientar o pescador, já que é grande a quantidade de espécies com restrição de medidas, rios onde a pesca não é permitida, rios e trechos de rios onde só se permite a modalidade pesque-solte, bem como diferenças entre a legislação de pesca federal e estadual

O manual traz informações de pesca referentes às bacias dos rios Paraná e Paraguai, além dos telefones e e-mails das unidades da PMA para esclarecimentos e denúncias.

Entre as principais informações do manual estão: piracema, declaração de estoques, tamanhos mínimos de captura de pescado e iscas vivas, petrechos proibidos, áreas de reservas de pesca, rios e trechos em que a pesca é proibida, rios e trechos onde só é permitida a pesca na modalidade pesque-solte, transporte de pescado, licença de pesca.

O Manual ainda conta com informações relativas a iscas vivas. No ano passado foi publicada a regulamentação relativa ao transporte, captura e medidas de iscas vivas. Várias iscas passaram a ter tamanhos mínimos para captura, configurando crime a captura em tamanho inferior ao permitido.

A PMA também continuará distribuindo a régua de peixe, que contém todas as medidas mínimas de captura das espécies para as bacias do rio Paraná e Paraguai.

A Polícia também ressalta que algumas medidas de peixes são diferentes entre as legislações e o pescador deve respeitar sempre a mais restritiva.

MANUAL_PESCADOR_2012.pdf