ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Meio Ambiente

Com até 400 mm, regiões ao sul de MS foram as mais chuvosas do País

Caarapó foi a recordista em chuvas durante o mês de outubro com quase 450 mm

Adriano Fernandes e Helio de Freitas | 30/10/2018 22:58
Enxurrada na Avenida Hayel Bon Faker, no Jardim Água Boa, em Dourados (Foto: Helio de Freitas/Arquivo)
Enxurrada na Avenida Hayel Bon Faker, no Jardim Água Boa, em Dourados (Foto: Helio de Freitas/Arquivo)

Regiões ao sul de Mato Grosso do Sul, encerram o mês de outubro com acumulado de até 400 milímetros de chuvas, quantitativo acima da média normal de chuva esperada para todo o mês, conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

A recordista foi Caarapó, que registrou quase 450 mm até esta terça-feira (30). Em Juti choveu aproximadamente 400 mm, seguida de Dourados com 305 mm, mais que o dobro dos 142 mm esperados para o mês. Essas regiões tiveram a chuva mais volumosa e frequente no Brasil durante este mês.

Essa média de precipitação, também ocorreu no extremo oeste de São Paulo, o centro-norte e leste do Paraná, o oeste de Santa Catarina e o noroeste do Rio Grande do Sul, ainda conforme balanço divulgado pelo o site UolA chuvarada teve reflexo direto até mesmo em uma das principais hidrelétricas do país, a Itaipu.

Com o acumulado de chuvas na região entre o sul de Mato Grosso do Sul, junto ao extremo oeste de São Paulo, o centro-norte e leste do Paraná, o oeste de Santa Catarina e o noroeste do Rio Grande do Sul a bacia do rio Paraná, principal alimentadora da usina fez com que sobrasse água na unidade pela primeira vez em seis meses.

O rio Paraná faz a divisa de São Paulo com o Mato Grosso do Sul e do Paraná com o Mato Grosso do Sul. A usina verteu às 21 horas do sábado, 27 de outubro. A chuva volumosa de outubro de 2018 na região de Itaipu vai permitir que a bandeira tarifária de energia elétrica saia do vermelho entre na banda amarela (custo menor para população) a partir de novembro. 

Gráfico com a média de chuvas na região. (Foto: ReproduçãoUOL)
Gráfico com a média de chuvas na região. (Foto: ReproduçãoUOL)
Nos siga no Google Notícias