A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 24 de Abril de 2019

30/10/2018 22:58

Com até 400 mm, regiões ao sul de MS foram as mais chuvosas do País

Caarapó foi a recordista em chuvas durante o mês de outubro com quase 450 mm

Adriano Fernandes e Helio de Freitas
Enxurrada na Avenida Hayel Bon Faker, no Jardim Água Boa, em Dourados (Foto: Helio de Freitas/Arquivo)Enxurrada na Avenida Hayel Bon Faker, no Jardim Água Boa, em Dourados (Foto: Helio de Freitas/Arquivo)

Regiões ao sul de Mato Grosso do Sul, encerram o mês de outubro com acumulado de até 400 milímetros de chuvas, quantitativo acima da média normal de chuva esperada para todo o mês, conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

A recordista foi Caarapó, que registrou quase 450 mm até esta terça-feira (30). Em Juti choveu aproximadamente 400 mm, seguida de Dourados com 305 mm, mais que o dobro dos 142 mm esperados para o mês. Essas regiões tiveram a chuva mais volumosa e frequente no Brasil durante este mês.

Essa média de precipitação, também ocorreu no extremo oeste de São Paulo, o centro-norte e leste do Paraná, o oeste de Santa Catarina e o noroeste do Rio Grande do Sul, ainda conforme balanço divulgado pelo o site UolA chuvarada teve reflexo direto até mesmo em uma das principais hidrelétricas do país, a Itaipu.

Com o acumulado de chuvas na região entre o sul de Mato Grosso do Sul, junto ao extremo oeste de São Paulo, o centro-norte e leste do Paraná, o oeste de Santa Catarina e o noroeste do Rio Grande do Sul a bacia do rio Paraná, principal alimentadora da usina fez com que sobrasse água na unidade pela primeira vez em seis meses.

O rio Paraná faz a divisa de São Paulo com o Mato Grosso do Sul e do Paraná com o Mato Grosso do Sul. A usina verteu às 21 horas do sábado, 27 de outubro. A chuva volumosa de outubro de 2018 na região de Itaipu vai permitir que a bandeira tarifária de energia elétrica saia do vermelho entre na banda amarela (custo menor para população) a partir de novembro. 

Gráfico com a média de chuvas na região. (Foto: ReproduçãoUOL) Gráfico com a média de chuvas na região. (Foto: ReproduçãoUOL)


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions