ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Meio Ambiente

Com aval do Exército, Fórum de Meio Ambiente vai fiscalizar área desmatada

Filipe Prado | 06/02/2014 22:09

Após reunião na tarde de hoje (6), o CMO (Comando Militar do Oeste) aceitou que o Fórum do Meio Ambiente realize uma visita a área desmatada para fiscalizar o local. De acordo com o coordenador do Fórum de meio ambiente e desenvolvimento sustentável de Mato Grosso do Sul, Haroldo Martins Borralho, a visita será feita por membros do fórum e o vereador Eduardo Romero (PT do B), presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Vereadores.

Borralho relatou que a visita ainda não tem data definida, mas o Exército aceitou a verificação. “Também temos uma proposta de audiência pública para discutir o impacto na vizinhança”, contou.

Amanhã eles farão outra reunião para definir as ações necessárias para a visita e a audiência pública. “Esse é um instrumento legal, participativo e democrático”, afirmou o coordenador do fórum ambiental.

Caso – A construção do 9º Bcom, que vai ocupar 21,5 dos 360 hectares, foi motivo de polêmica entre moradores da região e ambientalistas, que viram parte da flora ser desmatada para dar lugar ao novo batalhão do Exército.

No entanto, o CMO já apresentou a licença expedida pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais renováveis). Além da aprovação do órgão ambiental, as Forças Armadas Brasileiras não precisam de licenciamento ambiental para supressão vegetal, conforme lei complementar 97/1999.

A prefeitura de Campo Grande também pretende fazer no local um hospital e um terminal, ambos do lado oposto da área onde ficará o Bcom. Os 360 hectares do Exército formam um quadrilátero, compostos pelas avenidas Euler de Azevedo, Tamandaré, Fernando de Noronha e Presidente Vargas.

Nos siga no Google Notícias