ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Meio Ambiente

Com fiscalização intensificada, PMA registra diminuição da pesca predatória

Francisco Júnior | 19/03/2012 15:49

Nesta segunda-feira (19) corporação completa 25 anos

Em 1988 a Corporação apreendeu 120 toneladas de pescado, sendo que atualmente as apreensões não passam de 8 toneladas.(Foto: Divulgação)
Em 1988 a Corporação apreendeu 120 toneladas de pescado, sendo que atualmente as apreensões não passam de 8 toneladas.(Foto: Divulgação)

Com fiscalização intensificada, a PMA (Polícia Militar Ambiental) registrou queda significativa de ocorrência de pesca predatória nos rios de Mato Grosso do Sul. Em 1988 a Corporação apreendeu 120 toneladas de pescado, sendo que atualmente as apreensões não passam de 8 toneladas.

De acordo com a Polícia, a fiscalização preventiva tem sido prioridade, as sub-unidades desenvolvem fiscalização nos rios e em propriedades rurais, levando também conhecimento e informação com o intuito de conservar os recursos naturais do Estado. A Polícia Ambiental confecciona por ano uma média de 1.200 autos de infrações.

Além das atividades repressivas, a PMA desenvolve projetos na área sócioambiental e de educação ambiental, tal como o Projeto Florestinha e Núcleo de Educação Ambiental. O Núcleo atendeu, desde que passou a atuar diretamente em escolas entre 1999 a 2011, um total de 209.267 alunos. Atualmente, atende uma cidade do interior ao mês, durante o ano letivo.

A PMA também tem eficiência reconhecida nos trabalhos de combate aos desmatamentos ilegais, incêndios florestais, extração irregular de madeira, carvoarias e transporte de carvão irregulares, caça, erosão, tráfico de animais silvestres, atividades potencialmente poluidoras, outros crimes ambientais e também crime de natureza comum, como o tráfico de drogas, contrabando e outros, além de exercer a captura de animais silvestres nos centros urbanos, evitando perigo para a população e para os animais. Só em Campo Grande, são capturados em média cinco animais por dia.

Nesta segunda-feira (19), a corporação completa 25 anos. Criada em 19 de março de 1987, a Companhia Independente de Polícia Militar Florestal iniciou suas atividades com apenas 80 policiais militares.

No início, o policiamento e a fiscalização eram para coibir, de forma repressiva, a caça ao jacaré, no pantanal sul-mato-grossense, crime ambiental amplamente divulgado pela mídia local, nacional e até internacional, que colocava em dúvida o poder do Estado em manter a ordem no que se referia aos crimes ambientais, pois o órgão anterior perdera a guerra para os chamados “coureiros”.

Atualmente a PMA possui 360 homens distribuídos em 25 sub-unidades, sediadas em 21 municípios, responsáveis pela fiscalização ambiental de toda a extensão do Estado, que é de 358.158,8 km², sendo 86.260 só de Pantanal.

Nos siga no Google Notícias