ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Meio Ambiente

Com foco nos rios perto de MT, apreensão de pescado cresce 91%

A pesca no Estado vizinho fechou no dia primeiro de outubro, enquanto os rios federais seguem abertos até 5 de novembro

Aline dos Santos | 16/10/2017 09:15
Ao todo, operação apreendeu 300 quilos de pescado.  (Foto: PMA/Divulgação)
Ao todo, operação apreendeu 300 quilos de pescado. (Foto: PMA/Divulgação)

A operação Pesque Legal, realizada no feriado prolongado pela PMA (Polícia Militar Ambiental), aprendeu 91% a mais de pescado do que no ano passado. Neste ano, por meio de parceria com a Semagro (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), o foco foi a pesca.

Os rios federais próximos a Mato Grosso receberam atenção especial. A pesca no Estado vizinho fechou no dia primeiro de outubro, enquanto os rios federais seguem abertos até 5 de novembro.

Neste cenário, houve reforço de fiscalização do Correntes e áreas mais longínquas do Pantanal, como a foz do rio Piquiri, no rio São Lourenço e Paraguai.

“Com o fechamento da pesca no Estado vizinho, haveria uma expectativa de intensificação de pescadores na região, principalmente do MT, no lado de Mato Grosso do Sul, o que se confirmou, havendo a necessidade de mais policiais na região”, informa a PMA.

No ano passado, foram apreendidos 157 quilos de pescado. Neste ano, foram 300 quilos. O número de multas por infrações teve acréscimo de 64%: foram autuadas 46 pessoas por infrações ambientais neste ano contra 28 na operação do ano passado.

O comparativo também mostra aumento de 144%das infrações por pesca: o número cresceu de 18 (2016) para 44 (2017). Os presos por pesca predatória foram 17 contra quatro na operação anterior, aumento de 325% . As multas aplicadas por pesca ilegal foram de R$ 37.700 neste ano. Em 2016, o valor foi de R$ 15.000.

A PMA apreendeu nesta operação 20 redes de pesca, 3 tarrafas, 514 anzóis de galho e 10 espinhéis. Eles integram a lista de petrechos proibidos, com alto pode de dizimar os cardumes. A operação foi realizada entre 10 e 16 de outubro.

De acordo com a PMA, houve incidente no rio Apa. Pescadores que estavam em território paraguaio, pescando com redes em uma corredeira, atiraram em policiais de Bela Vista. Eles reagiram e o grupo fugiu.

PMA apreendeu 20 redes de pesca durante operação. (Foto: Divulgação/PMA)
PMA apreendeu 20 redes de pesca durante operação. (Foto: Divulgação/PMA)
Nos siga no Google Notícias