ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 23º

Meio Ambiente

Com previsão de -1°C e geada, frio de agosto será “novidade do século”

Em Campo Grande, o friozinho começa a se instalar amanhã, com 11 ºC de mínima

Liniker Ribeiro | 19/08/2020 15:48
Frio em 25 de maio também fez o campo-grandense tirar o casaco do guarda-roupa. (Foto: Henrique Kawaminami)
Frio em 25 de maio também fez o campo-grandense tirar o casaco do guarda-roupa. (Foto: Henrique Kawaminami)

Prepare casaco, edredom, cobertor e tudo mais que te proteja do frio. Conforme meteorologistas, a semana promete chegar ao fim com temperatura negativa, em Mato Grosso do sul, e possibilidades de geada em diversas cidades. De sexta, para sábado (22), a mínima em Amambai, na região sul do Estado, pode chegar a -1°C.

Na Capital, por volta das 15 horas a temperatura já começou a cair e, segundo o meteorologista, o frio em Campo Grande pode ficar abaixo dos 5°C no sábado, com previsão de geada. Amanhã, o friozinho começa a se instalar na cidade, com 11 ºC de mínima e 21 ºC de máxima. Para a cidade também há previsão de pancadas isoladas de chuva. Pode chover no período da noite.

O meteorologista Natálio abrão, da Uniderp, explica que o tempo começa a mudar já na noite desta quarta-feira, mas a massa de ar polar “de grande intensidade e extensão”, que se aproxima do Brasil pela região sul, chega a Mato Grosso do Sul na sexta, como fenômeno inédito.

“Há 50 anos eu olho para o céu e, se isso se concretizar, será uma grande novidade para mim. Será a primeira vez no século 21, agosto não tem esse frio”, comenta Natálio.

O mesmo acontece no extremo sul do Estado, principalmente em Amambai e municípios como Maracaju, Dourados, Ponta Porã.

“Quanto mais alta a pressão, o ponto de congelamento será maior. Significa que o frio será forte. É uma massa de ar poderosa”, classifica Natálio.

Frio de agosto – Conforme explica o meteorologista, o oitavo mês do ano costuma registrar temperaturas mais baixas, mas não como está previsto. “Atingiu a gente de surpresa.

O inverno começa em junho, significa que os raios solares estão em inclinação máxima em junho e começo de julho, por isso que na climatologia do Estado, sempre teve frio nestes dias. Agora está vindo em agosto. É totalmente atípico e fora de questão. Neste mês tem friozinho de 10°C, no máximo”.

Ainda conforme o meteorologista, as temperaturas mais baixas permanecem até, pelo menos, segunda-feira (24). Depois disso, a máxima começa a subir em Mato Grosso do Sul.

Nos siga no Google Notícias