ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Meio Ambiente

Combate às queimadas no Pantanal foi retardado em 4 meses

Reportagem do jornal O Globo aponta que houve alerta do clima severo no início do ano e pedido antecipado de contratações

Gabriel Neris | 10/10/2020 12:02
Homem tenta conter o fogo sozinho no Pantanal (Foto: Divulgação)
Homem tenta conter o fogo sozinho no Pantanal (Foto: Divulgação)

Os brigadistas do Ibama responsáveis para conter as queimadas no Pantanal e também na Amazônia foram mobilizados por, pelo menos, quatro meses de atraso. É o que aponta reportagem do jornal O Globo.

De acordo com o jornal, relatórios do Ministério do Meio Ambiente apontam que mudanças na lei e registros burocráticos ajudaram a retardar o atraso dos brigadistas.

O Ministério da Economia autorização a viagem dos socorristas em junho, dois meses depois do pedido. Neste caso foi aprovado o envio de 1,4 mil profissionais.

Conforme a reportagem, o Ibama pretendia reaproveitar os brigadistas que estiveram na Amazônia em 2019, já que os treinamentos para novas equipes foram cancelados diante da pandemia da covid-19. Mas o governo federal editou medida provisória que impede recontratação de pessoas que prestaram serviços, exceto se for precedida por processo seletivo simplificado.

O Prevfogo (Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais) recebeu aval do Ministério da Economia, mas ainda precisou esperar até 10 de agosto para publicação de portaria para contratação.

O jornal aponta que houve aviso sobre as condições climáticas adversas e que o Prevfogo encaminhou pedido para contratação, sem gastos extras, ainda em janeiro. Em março foi publicada portaria estabelecendo período de emergência nos dois biomas.

De acordo com a reportagem, o Ministério da Economia informou que pediu mais esclarecimentos sobre a contratação dos brigadistas porque o Ministério do Meio Ambiente “não apresentou uma série de documentos obrigatórios, conforme determina o regulamento para solicitação de contratação temporária”.

Disse ainda que a medida provisória perdeu validade no dia 30 de junho. O Ministério do Meio Ambiente e Ibama não responderam a reportagem.

Nos siga no Google Notícias