ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Meio Ambiente

Consulta pública sobre inspeção veicular começa na segunda

Nicholas Vasconcelos | 14/09/2012 19:13
A partir de segunda-feira (17), população vai poder opinar sobre programa de inspeção veicular. (Foto: Minamar Júnior)
A partir de segunda-feira (17), população vai poder opinar sobre programa de inspeção veicular. (Foto: Minamar Júnior)

A consulta pública que vai definir as regras para a inspeção veicular em Campo Grande vai ser aberta na próxima segunda-feira (17) pela Prefeitura de Campo Grande. A implantação do serviço faz parte de uma resolução do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) de 2009 que cria o PCPV (Plano de Controle de Poluição Veicular) e é cobrada por um inquérito civil público da Promotoria do Meio Ambiente.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Marcos Cristaldo, a consulta pública estará disponível no site da Prefeitura de Campo Grande para receber sugestões para audiência pública que vai discutir a implantação do programa e que está programada para o próximo dia 28.

Cristaldo afirmou que ainda não há uma data fixada para a realização da licitação da empresa que vai ficar responsável pelo serviço e também do valor que será cobrado. Em São Paulo e Rio de Janeiro, cidades onde a inspeção já é obrigatória, as taxas são de R$ 44 e R$ 96.

A resolução do Conama determina que a inspeção veicular entrasse em vigor no país a partir do dia 25 de abril deste ano em todo país. Em Mato Grosso do Sul, a criação depende da criação de um convênio entre o Detran (Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul) e a Prefeitura da Capital.

No dia 16 de agosto o promotor do Meio Ambiente, Eduardo Franco Cândia, enviou um oficio para o Governo do Estado, a Semac (Secretaria do Meio Ambiente, Planejamento e Tecnologia) cobrando explicações sobre a demora na implantação do convênio.

O inquérito sobre a implantação da inspeção veicular teve inicio em 2009 com a promotora Mara Cristina Crisostomo Bravo, com base em uma representação da professora Sônia Hess, do curso de Química da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), que questionava o teor de enxofre no óleo diesel junto a Petrobras e o Detran.

A representação pedia para que fosse aferido o nível dos poluentes emitidos pelos veículos que rodam na Capital e que estão relacionadas ao surgimento de doenças e mortes.

A resolução do Conama estabelece os limites de poluentes emitidos pelos escapamentos dos veículos. De acordo com a resolução, o limite é de 2,0 gramas de monóxido de carbono por quilômetro, 0,3 grama de hidrocarboneto, 0,6 gramas de óxidos de nitrogênio e 0,5 teor de monóxido de carbono em marcha lenta.

Nos siga no Google Notícias