ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 21º

Meio Ambiente

Convênio com BNDES prevê estudos sobre concessão de unidades de conservação

Intenção é avaliar se existe interesse da iniciativa privada em fazer parte deste projeto

Leonardo Rocha | 30/12/2020 16:40
Parque do Prosa em Campo Grande (Foto: Saul Schramm - Governo MS)
Parque do Prosa em Campo Grande (Foto: Saul Schramm - Governo MS)

O governo estadual, por meio da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), firmou contrato com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), para avaliar a viabilidade de concessões de unidades de conservação à iniciativa privada.

Neste convênio o BNDES fará um estudo para saber se estas concessões teriam interesse do setor privado, assim como se seria vantajoso ao Estado. “Neste momento eles vão fazer o levantamento com caracterização das unidades de conservação, as informações sobre acesso, pontos de interesse e nível de atratividade turística”, destacou o secretário-adjunto da Semagro, Ricardo Senna.

O secretário explicou que o BNDES vai apoiar o programa de concessão de unidades de conservação, financiando este estudo de viabilidade. “Após os estudos vamos saber se os parques podem, ou não ser concessionados para a iniciativa privada", destacou Senna.

Ele ainda citou que neste estudo estarão cinco unidades de conservação do Estado, lembrando que a concessão para iniciativa privada é uma estratégia usada no âmbito nacional e internacional.

“Para aumentar a oferta de serviços ambientais, além de lazer, turismo e iniciativas de pesquisa. É um grande passo rumo a conservação ambiental e para o desenvolvimento das regiões onde os parques estão”, descreveu.

O governo divulgou recentemente seu plano estadual de parcerias público-privadas em 2021, tendo além da concessão de unidades de conservação, outros setores na mira como de modais de transporte, implantação de miniusinas de geração de energia solar, além de rede de fibra óptica.

Nos siga no Google Notícias