ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Meio Ambiente

De blusa social e óculos, biólogo holandês nada com sucuri gigante em MS

Vídeo foi gravado no Rio Formoso em junho do ano passado, mas foi dvulgado em fevereiro

Por Geniffer Valeriano | 29/02/2024 16:03

Uma cena impressionante de ser ver foi registrada nas águas do Rio Formoso, em Bonito, cidade que fica a 297 km de Campo Grande. No vídeo com pouco mais de 40 segundos, o biólogo holândes Freek Vonk nada ao lado de uma sucuri gigante usando apenas uma óculos de mergulho e camisa social.

A imagem de tirar o fôlego foi gravada em junho do ano passado, mas só foi divulgada no Instagram do biólogo no mês de fevereiro. Para se ter comparação do tamanho da cobra, Freek comentou que possui 1,96 de altura e pesa 100kg. “Eu não sou um cara pequeno. Olhe o vídeo e faça as contas”, disse.

Impressionado com o tamanho do animal, o biólogo diz que a maior anaconda vista por ele é a que aparece no vídeo. “Que gigante! Grosso como um pneu e com uma cabeça tão grande como a minha cabeça. O comprimento é difícil de estimar, mas tendo em conta que tenho 1,96 cm de altura - dá para ver que isto é realmente um gigante!”, comentou.

Expedição - O biólogo esteve no Brasil no ano passado junto com 14 cientistas. Durante o tempo em que estiveram no país a equipe descobriu uma nova espécie de sucuri verde, no na Amazônia. Conforme explicado, a espécie pode ser encontrada na parte norte da América do Sul é diferente das que eram conhecidas.

“Embora pareçam quase idênticos à primeira vista, a diferença genética entre os dois é de 5,5%, e isso é enorme. Para colocar isso em perspectiva, humanos e chimpanzés são geneticamente diferentes entre si em apenas cerca de 2%. A nova espécie recebeu o nome latino Eunectes akayima, a ‘anaconda verde do norte’. A palavra ‘akayima’ vem de várias línguas indígenas do norte da América do Sul, e significa ‘grande serpente’”, explicou Freek.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias