ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 25º

Meio Ambiente

Descarrilamento de quatro vagões provoca derramamento de óleo diesel

Mariana Lopes | 10/06/2014 19:06

O descarrilamento de quatro vagões provocou o derramamento de óleo diesel, na linha férrea entre Ribas do Rio Pardo e Água Clara, distante 198 quilômetros de Campo Grande. O acidente foi na manhã de hoje (10), e ninguém ficou ferido.

Segundo o assessor administrativo do Sindicato dos Ferroviários, Willian Álvaro Monteiro, a carga saiu de Paulina, no interior de São Paulo, e seria trazida para Campo Grande. O sindicalista acusa a empresa responsável pela ferrovia, a ALL (América Latina Logística), por falta manutenção dos trilhos.

Um funcionário da empresa, que pediu para não ser identificado, disse que cada vagão tem capacidade para transportar aproximadamente 60 mil litros, e que o acidente na manhã de hoje tombou pelo menos quatro vagões, o que resulta em aproximadamente 240 mil litros.

Segundo a assessoria de imprensa da ALL, o tombamento dos vagões provocou apenas um princípio de vazamento, que foi contido por equipes da concessionária. O trabalho de transbordo da carga está sendo acompanhado pelo órgão ambiental competente e a empresa está apurando as causas do descarrilamento.

Crime ambiental – Em maio, a ALL foi multada pela Polícia Militar Ambiental pelo derramamento de óleo lubrificante atingiu o solo e a vegetação da área da estação de tratamento de resíduos líquidos da empresa. O valor da multa foi de R$ 70 mil.

Também no mês passado, o Ministério Público Federal recomendou a ALL para a adotar providências imediatas para barrar a contaminação do Córrego da Ponta, em Inocência, a 335 quilômetros de Campo Grande, onde outro descarrilamento provocou derramamento de óleo diesel, em 2013. O combustível foi encontrado nas nascentes da cabeceira do córrego e infiltrou no solo, afetando o aquífero da região.

Nos siga no Google Notícias