Descarrilamento de quatro vagões provoca derramamento de óleo diesel
O descarrilamento de quatro vagões provocou o derramamento de óleo diesel, na linha férrea entre Ribas do Rio Pardo e Água Clara, distante 198 quilômetros de Campo Grande. O acidente foi na manhã de hoje (10), e ninguém ficou ferido.
Segundo o assessor administrativo do Sindicato dos Ferroviários, Willian Álvaro Monteiro, a carga saiu de Paulina, no interior de São Paulo, e seria trazida para Campo Grande. O sindicalista acusa a empresa responsável pela ferrovia, a ALL (América Latina Logística), por falta manutenção dos trilhos.
- Leia Também
- ALL diz que vai limpar solo e consertar máquina que derramou óleo
- PMA multa ALL por derramar óleo e contaminar o solo em Campo Grande
Um funcionário da empresa, que pediu para não ser identificado, disse que cada vagão tem capacidade para transportar aproximadamente 60 mil litros, e que o acidente na manhã de hoje tombou pelo menos quatro vagões, o que resulta em aproximadamente 240 mil litros.
Segundo a assessoria de imprensa da ALL, o tombamento dos vagões provocou apenas um princípio de vazamento, que foi contido por equipes da concessionária. O trabalho de transbordo da carga está sendo acompanhado pelo órgão ambiental competente e a empresa está apurando as causas do descarrilamento.
Crime ambiental – Em maio, a ALL foi multada pela Polícia Militar Ambiental pelo derramamento de óleo lubrificante atingiu o solo e a vegetação da área da estação de tratamento de resíduos líquidos da empresa. O valor da multa foi de R$ 70 mil.
Também no mês passado, o Ministério Público Federal recomendou a ALL para a adotar providências imediatas para barrar a contaminação do Córrego da Ponta, em Inocência, a 335 quilômetros de Campo Grande, onde outro descarrilamento provocou derramamento de óleo diesel, em 2013. O combustível foi encontrado nas nascentes da cabeceira do córrego e infiltrou no solo, afetando o aquífero da região.