ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Meio Ambiente

Dois incêndios destroem 16 hectares de vegetação às margens da BR 262

Elci Holsback | 27/08/2016 10:15
Dois incêndios destruíram 16 hectares de vegetação em Corumbá (Foto: Corpo de Bombeiros)
Dois incêndios destruíram 16 hectares de vegetação em Corumbá (Foto: Corpo de Bombeiros)

Dois incêndios florestais destruíram 16 hectares de vegetação na tarde de ontem em Corumbá, município distante 419 quilômetros de Campo Grande.

Por volta das 13h30, o Corpo de Bombeiros foi acionado para apagar o fogo às margens da BR 262, perto do parque de exposições da cidade. As chamas se alastraram rapidamente, atingindo as copas das árvores e atravessando para a outra margem da rodovia.

O trânsito foi prejudicado e, segundo o Corpo de Bombeiros, os motoristas foram orientados a reduzir a velocidade e ligar o pisca alerta para atravessar.

A corporação levou cerca de uma hora para combater as chamas que destruíram 10 hectares. Para o combate, foram necessárias duas viaturas, sete bombeiros e mais de mil litros de água.

O segundo caso aconteceu por volta das 17h, também na BR 262, mas há cerca de 6 quilômetros de distância do primeiro caso, próximo ao KM 762. Na região, seis hectares foram consumidos pelas chamas.

Cerca de 800 litros de água foram utilizados para conter o fogo e 7 militares atuaram na operação.

Neste caso, segundo os bombeiros, o controle das chamas foi mais complexo, devido o horário. O combate a incêndio em vegetação no período noturno fica mais complicado por conta da visibilidade. Outro temor é quanto aos ataques de cobras, que estão agitadas e fugindo das chamas.

Existe a suspeita de que o incêndio foi provocado por ações de vandalismo.

Somente no mês de agosto, Corumbá registrou 38 focos de incêndios em vegetações. Em julho esse número avançou para 103.

38 focos foram registrados em Corumbá neste mês (Foto: Corpo de Bombeiros)
38 focos foram registrados em Corumbá neste mês (Foto: Corpo de Bombeiros)

Serra de Maracaju - Na manhã de ontem, um incêndio de grandes proporções devastou a vegetação da Serra de Maracaju, nos dois lados da BR-060 entre os municípios de Nioaque e Sidrolândia. A fumaça comprometeu a visibilidade dos motoristas em um trecho considerado perigoso, por haver muitas curvas na estrada que é caminho para Nioaque. Brigadistas estavam no local contendo as chamas.

Tanto na sexta-feira, quanto na manhã deste sábado, a reportagem do Campo Grande News entrou em contato com o Corpo de Bombeiros de Jardim e o grupamento informou não saber sobre a ocorrência das chamas na região.

Em contato com o Ibama (Instituto Brasileiro do Maio Ambiente), responsável pelas equipes de brigadistas, a reportagem foi informada que o órgão atende apenas de segunda a sexta-feira e não há plantonistas para informar sobre o caso.

Também houve tentativa de contato com a Polícia Rodoviária Federal, sem sucesso.

Nos siga no Google Notícias