ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 24º

Meio Ambiente

Em ano de queimada recorde, Dia do Pantanal é celebrado com esperança

Neste ano, na queimada mais devastadora em 22 anos, o fogo atingiu 29% do bioma, mas o desastre também uniu quem quer ajudar

Lucia Morel | 12/11/2020 07:00
No horizonte, há fogo, mas também trabalho de "formiguinha" por dias melhores. (Foto: Ronaldo Nogales/Ecoa)
No horizonte, há fogo, mas também trabalho de "formiguinha" por dias melhores. (Foto: Ronaldo Nogales/Ecoa)

São 14,9 milhões de hectares, dos quais 4,3 milhões já foram devastados pelo fogo em 2020. Mesmo assim, em ano de queimada recorde, é preciso não apenas comemorar, mas torna-se imprescindível lembrar da importância do Pantanal, cujo dia é celebrado hoje.

Além da vida vegetal e animal que pulsa no bioma, o Pantanal também é fonte de vida para quem sobrevive de seus peixes e gado, e de sua beleza, através do turismo. Seja por sua riqueza natural ou econômica, preservá-lo é essencial para que pessoas, fauna e flora sobrevivam.

Neste ano, na queimada mais devastadora em 22 anos, o bioma perdeu 29% de sua área para o fogo em toda sua extensão no Brasil - entre Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Esse patamar nunca havia sido atingido, pelo menos desde 1998.

Com ela, não apenas a vegetação se desfez, mas bichos morreram, em números ainda incontáveis e a atividade produtiva se comprometeu, com impacto nas pastagens do gado, também sem prejuízos calculados até o momento.

Ao todo, de janeiro até ontem, 21.752 focos de incêndio no Pantanal foram registrados. Antes disso, o ano com mais casos foi 2005, quando houve 12.402 no mesmo período.

Fonte: Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais do Departamento de Meteorologia da UFRJ
Fonte: Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais do Departamento de Meteorologia da UFRJ

Mas tamanho estrago chamou atenção, de brasileiros, estrangeiros e celebridades. Maioria incentivando ou somando esforços para que o bioma pudesse sofrer um pouco menos. A comoção, de certa forma, trouxe esperança ao Pantanal e a quem vive nele, de que não estão sozinhos.

Seja com ajuda financeira para que em 2021, a maior planície alagada do mundo possa contar com brigadas permanentes ou seja para que os animais, cujo habitat foi destruído, possam ter alimento, diversas pessoas e entidades se uniram para tentar suprir as perdas.

Ações – Foram inúmeras ações desse tipo, muitas ainda em andamento. Chama atenção a presença de celebridades nessa luta, como o apresentador Luciano Huck ou o cantor sul-matogrossense Luan Santana.

Huck doou e emprestou sua voz para campanha que visa criar a Brigada Alto Pantanal. Por uma das plataformas que permitia a realização de doações, de R$ 500 mil pleiteados, pouco mais da metade, R$ 241.773 foram arrecadados. No entanto, a campanha continua, por outros meios que podem ser acessados aqui.

Luan Santana, por sua vez, chegou hoje ao Pantanal, onde realizará apresentação online e ao vivo (live) em 22 de novembro, às 17 horas. Junto com a National Geographic, ele lançará o movimento “O Pantanal Chama”.

A ação visa angariar recursos para a Organização Não-governamental SOS Pantanal. Assim, durante a exibição da live no canal, um QR Code será disponibilizado na tela para que o público possa conhecer mais o trabalho da ong e fazer a doação.

Trabalho que parece impossível, apagar o fogo é possível pouco a pouco. (Foto: Corpo de Bombeiros MS)
Trabalho que parece impossível, apagar o fogo é possível pouco a pouco. (Foto: Corpo de Bombeiros MS)

Para os animais, alimentos como frutas e cereais estão sendo arrecadados por diversas entidades, bem como por iniciativas individuais, como foi visto aqui.

Comemoração? – A reportagem ouviu dois ambientalistas especialistas em Pantanal sobre o que comemorar neste Dia do Pantanal, em ano de queimada recorde.

Para o biólogo e diretor institucional da Ong Ecoa (Ecologia em Ação), Alcides Faria, o que vem pela frente não é tão animador. “Não há o que comemorar. As previsões climáticas são ruins. É de pouca chuva e o desenho para o ano que vem será desastroso”, avalia.

No entanto, para Cássio Bernardino, analista de conservação da Ong WWF Brasil, apesar do “desastre ambiental sem precedentes”, é possível enxergar de outro modo, sendo “momento de refletir sobre os desafios que estão pela frente e focar na recuperação e na proteção do Pantanal”, analisou.

“O bioma é um ecossistema único, maior área úmida continental do planeta, tem uma biodiversidade única, uma concentração de animais única. É hora de valorizar essa riqueza que o Brasil tem”, avalia, sustentando que “é momento de focar nos planos de conservação e recuperação e montar um sistema eficaz e permanente de controle de incêndios”.

Nos siga no Google Notícias