ACOMPANHE-NOS    
AGOSTO, SEXTA  07    CAMPO GRANDE 22º

Meio Ambiente

Em estradinha no Indubrasil, fotógrafo flagra passagem de cometa por MS

Neowise deve ficar visível aqui na região de MS até a próxima quinta-feira pelo menos

Por Lucia Morel | 26/07/2020 11:27
Cometa Neowise passando em céu sul-mato-grossense na última sexta-feira. (Foto: Antônio Arguello)
Cometa Neowise passando em céu sul-mato-grossense na última sexta-feira. (Foto: Antônio Arguello)

Por volta das 18h30 da última sexta-feira o fotógrafo Antônio Graciliano Arguello Neto, de 32 anos, realizou o sonho de fotografar um cometa. O Neowise era esperado no céu de Mato Grosso do Sul desde a última terça-feira e poderá ser visto até quinta-feira da semana que vem (30).

O fotógrafo diz que há pelo menos seis anos tem o hobby de fazer fotos do céu, a chamada astrofotografia. Assim que soube da passagem do cometa pelo Estado, começou a se preparar para tentar flagrar o momento do Neowise por aqui.

“Já tem um tempo que estou de olho nesse cometa, vendo as fotos do Hemisfério Norte e tenho planejado. Então na sexta, fui junto com minha namorada até uma estradinha perto de Indubrasil e esperei”, contou.

Arguello foi até a estrada no fim da tarde de sexta e entre 18h30 e 19h e foi quando conseguiu fazer a foto tão esperada. Ele disse que escolheu o Indubrasil porque é onde o cometa ficaria mais visível, principalmente após o pôr-do-sol. “Como eu já sabia mais ou menos onde ele ia passar, foi só esperar para ver na câmera”.

Para ele, foi a realização de um sonho, mesmo afirmando que “esperava mais”, já que no Hemisfério Norte o cometa apareceu muito mais brilhante. “De qualquer maneira foi muito bom, é algo que sempre sonhei, sempre quis fotografar cometa e foi muito bom ver um pouquinho dele na foto”, afirmou.

Inicialmente, o cometa apareceu em países do Hemisfério Norte e há relatos de ser visto no Brasil em 21 de julho, nas regiões Norte e Nordeste. Agora, as regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul também devem ter esse privilégio. Por aqui, a visualização deve ser melhor a partir da próxima terça (28), segundo especialistas.