ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Meio Ambiente

Em vídeo de 2010, homens multados esta semana perseguem sucuri

Luciana Brazil | 19/09/2014 12:05
Roberto Borges, conhecido como Betinho, aparece no vídeo segurando o rabo da cobra. (Foto: Reprodução/ Youtube)
Roberto Borges, conhecido como Betinho, aparece no vídeo segurando o rabo da cobra. (Foto: Reprodução/ Youtube)
Betinho puxa o rabo da cobra e persegue o animal no rio. (Foto: Reprodução/ Youtube)
Betinho puxa o rabo da cobra e persegue o animal no rio. (Foto: Reprodução/ Youtube)

Parece o mesmo vídeo, mas não é. Outra gravação mostra a ação de quatro homens em um barco perseguindo uma sucuri e manipulando o animal no Rio Santa Maria, em Maracaju, a 160 quilômetros de Campo Grande. Dois deles foram autuados ontem (18) pelo mesmo crime, no mesmo rio. Segundo a PMA (Polícia Militar Ambiental), os reincidentes serão multados novamente e os outros dois homens que aparecem nas imagens serão identificados e também autuados.

Roberto Borges, conhecido como Betinho pescador, e Rodrigo de Miranda Santos, conhecido como Farinha, aparecem no vídeo perseguindo a cobra em uma gravação feita em 2010, publicada na rede Youtube. Eles foram multados ontem, em R$ 1,5 mil, por também terem perseguido uma sucuri no último domingo (14). O vídeo do fim de semana passado foi publicado na noite de terça-feira (16) na rede social Facebook, na página da esposa de Betinho, Sirlei Oliveira. Ela também foi multada. 

No vídeo de 2010, com mais de oito minutos de duração, é possível ver as mesmas cenas da denúncia recente. A filmagem mostra o grupo cutucando o animal com o remo do barco e Betinho aparece segurando a cobra pelo rabo. A cobra tenta se soltar, mas o quarteto insiste, como mostra a gravação. Nas duas vezes, a cobra havia acabado de se alimentar, o que evitou um possível ataque.

No vídeo de 2010, Farinha e Betinho, acompanhados de outros dois homens, falam até em amarrar o rabo do animal. Nitidamente, eles se divertem com a perseguição. Conforme a PMA, os dois serão autuados novamente pelo mesmo crime. O valor da multa não foi divulgado. 

Em entrevista ao Campo Grande News, na última quarta-feira (17), Farinha não mencionou a filmagem de 2010. Ele disse que nunca tinha visto uma sucuri e que manipulou a cobra porque se impressionou com o tamanho dela.  Segundo a PMA, a última sucuri media, aproximadamente, 5 metros de cumprimento.

Sucuri- Segundo o major da PMA Edmílson Queiroz o ataque do grupo à sucuri causou estresse ao animal. Se casos como este forem frequentes, até mesmo a mudança do habitat natural pode acontecer por causa da perseguição. “O animal poderia ter regurgitado o alimento para ter mais agilidade para se defender, mas isso seria um pouco mais difícil”, explicou.

O major disse ainda que os animais só atacam em três situações- na defesa de filhotes, em caso de fome extrema ou ao se sentirem acuados. “Existem também ataques em caso de mudança de comportamento, mas são exceções”.

A sucuri não está na lista de animais em extinção divulgada pelo Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Retornáveis). Predador, o animal é responsável por promover o equilíbrio entre populações. Se alimenta de bichos como capivaras, veados e até jacaré. Mas também serve de alimento para os répteis, quando são maiores que ela.

Defesa- Surpreso com a nova informação, o advogado que representa Farinha e Betinho, Amilton Ferreira de Almeida, afirmou que primeiro vai analisar a veracidade do vídeo, já que ainda não assistiu para depois se posicionar.

Veja o vídeo:

Nos siga no Google Notícias