ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Meio Ambiente

Encontro na Capital debate estratégias de preservação do Pantanal

Adriano Fernandes | 10/08/2018 21:47
Representantes de instituição durante a primeira reunião, nesta sexta-feira (10). (Foto: Divulgação)
Representantes de instituição durante a primeira reunião, nesta sexta-feira (10). (Foto: Divulgação)

Mais de vinte representantes de instituições não governamentais e de pesquisa se reúnem, desde esta sexta-feira (10) até amanhã (11) em Campo Grande para debater e traçar estratégias de implementação das ações do “Programa Corredor Azul”.

A iniciativa, a ser implantado nos próximos 10 anos, busca debater medidas de preservação das áreas úmidas no Brasil e ao longo da Bacia do Prata. "Corredor Azul" é o nome dado ao sistema de áreas úmidas de 3.400 km que nasce no Pantanal brasileiro e se estende até o Delta do Paraná, na Argentina.

O encontro é promovido pela Mupan (Mulheres em ação no Pantanal) responsável pela gestão do programa na região do Pantanal e acontece no Grand Park Hotel. O programa é coordenado pela Wetlands International, com o apoio da DOB Ecology.

Rafaela Nicola, representante da Wetlands no Brasil e coordenadora geral do Programa Corredor Azul, explica que a primeira reunião técnica é o "momento em que se debatem ideias e se estabelecem parcerias para a gestão do programa".

O encontro também busca identificar quais são as áreas prioritárias para conservação, “dada a extensão e complexidade das áreas úmidas contempladas pelo programa”, pontuou Gastón Fulquet, da Wetlands International Latin America e Caribe, também presente no encontro.

Entre os participantes da reunião da reunião técnica, está a representante do SESC Pantanal, Cristina Cuiabália, que se propôs a apresentar um plano de manejo do Sítio Ramsar elaborado pela professora e pesquisadora Cátia Nunes da Cunha, Coordenadora do Laboratório Associado Biodiversidade e Manejo de áreas úmidas- INCT - Áreas úmidas (INAU).

Também participam do debate Fábio Roque de Oliveira, docente do Programa de Pós-graduação em Ecologia da UFMS, Wolfgang Johannes Junk,Pesquisador Sênior e líder do Grupo Ecologia Tropical no Instituto Max Planck para Limnologia em Ploen, Alemanha.

Paulo Teixeira de Sousa Júnior, pesquisador sênior do Centro de Pesquisas do Pantanal; Silvio Ignacio e Regina Erismann, do EcoSocial; Júlia Boock, analista de conservação do WWF-Brasil e Suelma Ribeiro Silva, ecóloga do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Nos siga no Google Notícias