ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Meio Ambiente

Esgoto vaza a céu aberto e chega a atingir lagoa no bairro Tiradentes

Liana Feitosa e Marta Ferreira | 22/08/2014 17:11
Problema no sistema de esgoto afeta comerciantes da rua José Nogueira Vieira. (Foto: Marcelo Victor)
Problema no sistema de esgoto afeta comerciantes da rua José Nogueira Vieira. (Foto: Marcelo Victor)

Todos os dias a estudante Nathália da Silva enfrenta, no ponto de ônibus próximo a sua casa, o mau cheiro e o medo de levar um banho de água de esgoto. Isso porque um problema no escoamento na rua José Nogueira Vieira, no bairro Tiradentes, insiste em incomodar a população do local e, inclusive, poluir a lagoa Itatiaia, que fica distante apenas duas quadras do local.

Nathália, que tem 17 anos e sempre morou na região, afirma que todo mundo sai perdendo com a situação. "Uma vez, enquanto esperava pelo ônibus, um carro passou e acabei levando um banho com essa água podre. Precisei voltar pra casa, né? Trocar toda a minha roupa, tomar outro banho. Acabei perdendo muita aula porque cheguei atrasada", conta.

O comerciante Valério Rodrigues, que convive com o incômodo diariamente das 7h às 19h, aponta que, quando chove, a situação fica ainda mais complicada. "Quando não chove, o bueiro transborda e a água fica apenas empoçada na rua.

Mas, quando chove, os bueiros não só transbordam, como acabam jogando muita água para fora porque não dão conta de escoar, então as ruas acabam enchendo. As imediações ficam alagadas de água suja, impossível de transitar", explica. "É tanta água que tudo acaba escoando para a lagoa, que também transborda com as chuvas", completa.

Vários comerciantes da região garantem que o problema não é exclusivo da rua José Nogueira Vieira. Outros pontos da região apresentam problemas de escoamento de água e transbordamento de esgoto, que acabam acumulando no asfalto.

Na sorveteria que existe em uma das esquinas da rua, a atendente Jéssica da Silva diz que colocar mesas e cadeiras para os clientes na calçada é apenas para "falar que estão lá", mas ninguém usa. "O mau cheiro é tão forte que ninguém senta. Uma vez, uma senhora reclamou do odor achando que vinha do nosso banheiro. Tive que explicar pra ela que o problema é da rua mesmo. Os clientes reclamam muito", conta.

Águas - A Águas Guariroba, empresa responsável pelo serviço de saneamento básico em Campo Grande, informou que enviou equipes duas vezes hoje ao local para desemtopir o sistema de esgoto. Segundo a assessoria de imprensa informou, o maior problema enfrentado é a falta de conscientização das pessoas, que jogam toda sorte de lixo na rede.

A recomendação da empresa é que a população não jogue, por exemplo, óleo de cozinha na pia, ou papel higiênico no vaso sanitário. Além disso, as caixas de escoamento de água da chuva não devem ter ligação com a rede de esgoto, conforme a Águas Guariroba. Isso porque elas costumam levar, além da água, lixo como sacolas plásticas e outros itens, que entopem a tubulação.

Kombi passa por trecho alagado em razão do entompimento da rede de esgoto. (Foto: Marcelo VIctor)
Kombi passa por trecho alagado em razão do entompimento da rede de esgoto. (Foto: Marcelo VIctor)
Moradores e comerciantes reclamam que, nos piores dias, água suja vai parar na Lagoa Itatiaia, poluindo o manancial. (Foto: Marcelo Victor)
Moradores e comerciantes reclamam que, nos piores dias, água suja vai parar na Lagoa Itatiaia, poluindo o manancial. (Foto: Marcelo Victor)
Nos siga no Google Notícias