ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Meio Ambiente

Fogo consome 8,8 mil hectares de vegetação no Parque do Rio Taquari

Governo do Estado montou força-tarefa para combater as chamas na região

Eduarda Victória | 12/09/2020 15:50
Aeronave despeja água para conter chama em Alcinópolis (Foto: Marcos Antônio dos Reis)
Aeronave despeja água para conter chama em Alcinópolis (Foto: Marcos Antônio dos Reis)

Força-tarefa do governo do Estado está atuando no combate aos incêndios florestais que atingem o Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari e propriedades de Alcinópolis e Costa Rica.

Até a noite desta sexta-feira (10), já haviam sido destruídos pelos incêndios mais de 8,8 mil hectares, equivalente a 12 campos de futebol.

A ação é desenvolvido com equipes da Semagro (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Imasul (Instituto de Meio Ambiente), Corpo de Bombeiros, Defesa Civil. A força-tarefa consiste na construção aceiros, preparação do terreno para conter as chamas.

O fogo começou em Mato Grosso e atingiu a região norte da Unidade de Conservação administrada pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) na quarta-feira (9).

Segundo André Borges, diretor-presidente do Imasul, o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) disponibilizou brigadistas que estavam combatendo no Parque Nacional das Emas. São duas equipes com oito brigadistas no total. A Sanesul também disponibilizou um caminhão-pipa para auxiliar no combate ao fogo.

“O fogo está concentrado nas regiões dos morros e furnas, o que dificulta o combate direto das equipes em terra. Solicitamos o apoio ao CMO para que o batalhão do Exército em Coxim auxilie no combate”, informou André Borges.

Nos siga no Google Notícias