ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Meio Ambiente

Fogo já consumiu 4,1 milhões de hectares do Pantanal, o mesmo que 27% do bioma

Último levantamento, feito até 11 de outubro, identificou área queimada via satélite

Lucia Morel | 13/10/2020 19:17
Fogo consome o Pantanal desde janeiro, mas pico, até agora, foi entre agosto e setembro. (Foto: PrevFogo)
Fogo consome o Pantanal desde janeiro, mas pico, até agora, foi entre agosto e setembro. (Foto: PrevFogo)

Já chega a 4,1 milhões de hectares a área destruída este ano pelo fogo no Pantanal. Esse total já é 147,4% maior que toda a extensão incendiada em 2009, quando o impacto das chamas já era considerado recorde com 1,6 milhão de hectares consumidos.

Dados atualizados até 11 de outubro pelo Lasa (Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais) da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) indicam 27% do bioma já queimado em 2020, desde janeiro.

Maior parte do estrago ocorreu entre os meses de agosto e setembro, quando 1.220 e 1.395 hectares foram consumidos, respectivamente.

Fonte: Lasa/UFRJ
Fonte: Lasa/UFRJ

A publicação indica ainda que entre as Terras Indígenas de Mato Grosso do Sul da região, a Baía dos Guatós, localizada bem na divisa com Mato Grosso, é a mais atingida, tendo 91% de seu território de 19 mil hectares consumidos, o que corresponde a 17,6 mil hectares.

Já entre as RPPNs (Reservas Particulares do Patrimônio Natural), a localizada nas Fazendas Penha e Acurizal, em Corumbá, foi a mais destruída, com 100% de seus 13,9 mil hectares totalmente queimados.

Nos siga no Google Notícias