Frente fria traz alerta de declínio de temperatura em cidades de MS
Queda entre 3°C e 5°C pode causar leve risco à saúde

O avanço de uma massa de ar frio sobre Mato Grosso do Sul já começa a provocar queda nas temperaturas, com expectativa de frio mais intenso no fim de semana. Nesta quinta-feira (17), o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta de "perigo potencial" por declínio de temperatura para 28 municípios , com previsão de queda entre 3ºC e 5ºC.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Estão na área do alerta cidades como Três Lagoas, Corumbá, Dourados, Nova Andradina, Costa Rica, Coxim, Ponta Porã, entre outras das regiões leste, norte, sudoeste e Pantanal.
Já segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), entre esta sexta (18) e o sábado (19), os termômetros devem marcar mínimas entre 5°C e 7°C, com possibilidade de registros ainda menores em pontos isolados da região sul.
As máximas devem variar entre 17°C e 24°C. Ventos de até 50 km/h também são esperados, com rajadas superiores em áreas específicas. Para as demais regiões, a previsão indica mínimas entre 7°C e 16°C e máximas de até 28°C.
Em Campo Grande, as temperaturas devem oscilar entre 10°C e 15°C pela manhã, subindo para 23°C a 26°C à tarde.
A partir de domingo (20), as temperaturas voltam a subir gradualmente, com máximas podendo chegar a 33°C nas regiões norte, pantaneira e sudoeste. Mesmo assim, o frio segue presente durante as madrugadas e manhãs nas áreas mais ao sul, como grande Dourados e cone-sul.
Seca persiste - O Cemtec também alerta para a persistência do tempo seco. Na primeira quinzena do mês, mais de 40 municípios não registraram qualquer volume de chuva. Em Campo Grande, por exemplo, o acumulado foi de apenas 2,6 mm, o que representa uma redução de 93% em relação à média do período. A situação agrava a baixa umidade do solo e aumenta os riscos de incêndios florestais.
Modelos meteorológicos apontam divergência sobre a possibilidade de chuva até o fim do mês. O modelo ECMWF indica acumulados entre 20 mm e 80 mm, principalmente nas regiões centro-norte do Estado. Já o GFS projeta até 20 mm, com foco nas áreas oeste, sul e sudeste.
As autoridades recomendam o acompanhamento constante das previsões atualizadas devido às incertezas típicas de projeções a médio prazo.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.