ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, QUINTA  17    CAMPO GRANDE 14º

Meio Ambiente

Frente fria traz alerta de declínio de temperatura em cidades de MS

Queda entre 3°C e 5°C pode causar leve risco à saúde

Por Kamila Alcântara | 17/07/2025 18:33
Frente fria traz alerta de declínio de temperatura em cidades de MS
Pessoas já saíram de casa mais agasalhadas, na noite desta quinta-feira (17), em Campo Grande (Foto: Juliano Almeida)

O avanço de uma massa de ar frio sobre Mato Grosso do Sul já começa a provocar queda nas temperaturas, com expectativa de frio mais intenso no fim de semana. Nesta quinta-feira (17), o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta de "perigo potencial" por declínio de temperatura para 28 municípios , com previsão de queda entre 3ºC e 5ºC.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Massa de ar frio causa queda de temperatura em Mato Grosso do Sul. Alerta do Inmet prevê declínio de 3°C a 5°C em 28 municípios, incluindo Três Lagoas, Corumbá, Dourados e Ponta Porã. Cemtec prevê mínimas entre 5°C e 7°C no sul do estado entre sexta e sábado, com máximas entre 17°C e 24°C.Campo Grande terá temperaturas entre 10°C e 15°C pela manhã e até 26°C à tarde. Tempo seco persiste, com mais de 40 municípios sem chuva na primeira quinzena de agosto. Previsão de chuva para o restante do mês é incerta, variando entre 20 mm e 80 mm conforme o modelo meteorológico. Autoridades recomendam atenção às previsões atualizadas.

Estão na área do alerta cidades como Três Lagoas, Corumbá, Dourados, Nova Andradina, Costa Rica, Coxim, Ponta Porã, entre outras das regiões leste, norte, sudoeste e Pantanal.

Já segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), entre esta sexta (18) e o sábado (19), os termômetros devem marcar mínimas entre 5°C e 7°C, com possibilidade de registros ainda menores em pontos isolados da região sul.

As máximas devem variar entre 17°C e 24°C. Ventos de até 50 km/h também são esperados, com rajadas superiores em áreas específicas. Para as demais regiões, a previsão indica mínimas entre 7°C e 16°C e máximas de até 28°C.

Em Campo Grande, as temperaturas devem oscilar entre 10°C e 15°C pela manhã, subindo para 23°C a 26°C à tarde.

A partir de domingo (20), as temperaturas voltam a subir gradualmente, com máximas podendo chegar a 33°C nas regiões norte, pantaneira e sudoeste. Mesmo assim, o frio segue presente durante as madrugadas e manhãs nas áreas mais ao sul, como grande Dourados e cone-sul.

Seca persiste - O Cemtec também alerta para a persistência do tempo seco. Na primeira quinzena do mês, mais de 40 municípios não registraram qualquer volume de chuva. Em Campo Grande, por exemplo, o acumulado foi de apenas 2,6 mm, o que representa uma redução de 93% em relação à média do período. A situação agrava a baixa umidade do solo e aumenta os riscos de incêndios florestais.

Modelos meteorológicos apontam divergência sobre a possibilidade de chuva até o fim do mês. O modelo ECMWF indica acumulados entre 20 mm e 80 mm, principalmente nas regiões centro-norte do Estado. Já o GFS projeta até 20 mm, com foco nas áreas oeste, sul e sudeste.

As autoridades recomendam o acompanhamento constante das previsões atualizadas devido às incertezas típicas de projeções a médio prazo.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias