ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Meio Ambiente

“Fumaça, casas fechadas e calor de 40ºC”: o drama de vizinhos do fogo

Incêndios são frequentes em parque de 25 hectares na Avenida Cônsul Assaf Trad

Aline dos Santos | 22/09/2021 10:38
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

As queimadas recorrentes no Parque Cônsul Assaf Trad, na avenida de mesmo nome, em Campo Grande, deixam revolta e transtornos para a moradora Sheila Giacometti.

“Só esse ano, teve fogo intenso umas quatro, cinco vezes. Ontem, ainda tinha fumaça, pessoal tossindo, casas fechadas, calor de 40 graus. Ali, é uma área de preservação ambiental, chega a ser hilário”, diz a moradora. O fogo se espalhou na tarde de segunda-feira, conforme vídeos encaminhados à reportagem.

Naquela ocasião, Campo Grande registrou calor de 39,3°C, com sensação térmica de 43,2°C e umidade do ar de 12%.

Fechado há 12 anos, o parque fica próximo do condomínio de luxo Alphaville e do Shopping Bosque dos Ipês. O local tem obras desde junho e a previsão é abrir para o público dentro de seis meses.

“É uma da área da prefeitura, do poder público, que tem projeto da Polícia Militar Ambiental. Incêndios ali não poderiam ser vistos como algo corriqueiro, normal”.

A PMA informa que ocupa uma pequena área com centro de educação ambiental, mas toda a responsabilidade sobre o parque é da prefeitura de Campo Grande.

De acordo com a polícia, muitos incêndios vêm da rodovia e outros são criminosos, com pessoas ateando fogo. “Quando os policiais estão lá, isso não acontece. Mas à noite, o projeto é fechado e não tem essa fiscalização”, informa a PMA.

A Guarda Civil Metropolitana destaca que atua nas sete regiões urbanas de Campo Grande, mas no parque citado, existe guarnição da Polícia Militar Ambiental, a quem cabe fiscalizar. "Nada mais razoável que a própria Polícia Militar faça a segurança do local", informou à reportagem.

“Clone” do Parque das Nações Indígenas, a área verde foi inaugurada em 13 de dezembro de 2008, para ser o quarto maior parque de Campo Grande, com extensão de 25 hectares.


Nos siga no Google Notícias