ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Meio Ambiente

Em dia de calor infernal, sensação térmica por pouco não atinge os 50°C em MS

Segundo meteorologista, 36 municípios tiveram temperatura acima dos 40°C e Corumbá chegou aos 49ºC

Clayton Neves e Adriel Mattos | 20/09/2021 16:08
Sol às margens do Rio Paraguai, em Corumbá, onde foi registrada temperatura mais alta do País. (Foto: Marcos Maluf)
Sol às margens do Rio Paraguai, em Corumbá, onde foi registrada temperatura mais alta do País. (Foto: Marcos Maluf)

As altas temperaturas registradas em Mato Grosso do Sul não deram trégua e deixaram os 79 municípios do Estado sob alerta de perigo nesta segunda-feira (20). Há registro de cidade que, por pouco, não atingiu sensação térmica de 50°C.

Balanço divulgado pelo meteorologista Natálio Abrão aponta que este foi o dia mais quente do século no Estado, com 36 municípios com calor acima dos 40°C. Moradores de Corumbá foram os que mais sofreram com o “calorão” e lá, os termômetros atingiram sensação térmica de 49°C e umidade relativa do ar atingiu 9%. Foi a temperatura mais alta de 2021 no município.

Operadora de caixa em um supermercado na cidade, Fabiane Cristine, de 24 anos, diz que desde a última sexta-feira, o calor em Corumbá está fora do normal. “Aqui, a gente é acostumado, mas está demais”, conta. Segundo ela, para piorar ainda mais a situação, a cidade está tomada por fumaça, resultado dos incêndios que atingem a região do Pantanal. “É muito abafado, clima seco e um calor intenso”, pontua.

Para amenizar, a moradora conta que todos na cidade “se viram” para não sofrer tanto. “A gente evita ficar em ambiente fechado e toma muito líquido, principalmente, tereré. Os banhos também aumentam muito nesse período”, finaliza.

"Está muito quente mesmo e para aguentar só com muita água, sorvete e tereré", comentou a a corumbaense Paloma Santos, 27 anos. Conterrânea, Samara Ortiz, de 20 anos, afirma que também usa e abusa da água, tereré e “tudo o que tem direito”.

Na sequência dos locais castigados pelo calor, aparecem Água Clara e Três Lagoas, com 43,2°C e 43,1°C, respectivamente e sensação térmica de 48°C.

Em Campo Grande, o registro foi de 39,3°C com sensação de 43,2°C e umidade do ar na casa dos 12%. Ribas do Rio Pardo, Santa Rita do Pardo, Rio Brilhante, Aparecida do Taboado, Bonito, Jardim e Cassilândia fecham a lista das cidades mais quentes, todas com temperaturas acima dos 41°C.

Informações divulgadas pelo Inmet mostram que todos os municípios estão com temperaturas 5ºC acima da média e a previsão é de que a situação se prolongue até pelos próximos três dias. O órgão emitiu dois alertas de perigo para o Estado, um pelas altas temperaturas e outro por causa do baixo nível de umidade, que, inclusive, está abaixo do registrado no deserto do Saara, por exemplo.

Segundo especialistas, a recomendação é ingerir bastante água e evitar desgaste físico nas horas mais quentes do dia.

Nos siga no Google Notícias