A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 25 de Abril de 2019

23/01/2019 09:44

Gabeira visita Rio da Prata e faz alerta para que “paraíso continue de pé”

Água cristalina foi tomada por lama em novembro e trouxe debate sobre proteção dos rios cênicos

Aline dos Santos
Fernando Gabeira visitou o Recanto Ecológico do Rio da Prata em janeiro. Fernando Gabeira visitou o Recanto Ecológico do Rio da Prata em janeiro.

Em visita a Bonito, que classifica como um paraíso delicado, o jornalista e defensor do meio ambiente Fernando Gabeira alertou que é preciso trabalhar para que esse “paraíso continue de pé”.

A página do Instituto dos Amigos do Rio da Prata no Facebook divulgou o depoimento de Gabeira, que em 17 de janeiro visitou o Recanto Ecológico do Rio da Prata. O atrativo foi cenário para o programa que Gabeira apresenta na Globo News.

“Passear por aqui é um pouco parecido com a sensação de paraíso. Agora, o paraíso é bastante delicado, precisa ser mantido e estudado. Nós sabemos que a região, como todas do mundo, passa por transformações. Mas tem que tomar cuidado para que essas transformações façam com que esses passeios não existam mais, que a água não seja mais cristalina, não vejamos mais peixes e talvez nem os peixes mais existam. Vamos rezar e trabalhar para que esse paraíso continue de pé”, afirma Gabeira.

Desde novembro, quando a lama tomou as águas cristalinas do Rio da Prata, compartilhado pelos municípios de Bonito e Jardim, a região está em alerta.

O turvamento da água passou, mas a preocupação segue com o avanço da lavoura em substituição às pastagens, estradas sem mecanismos de retenção e a possibilidade de novas concentrações de volume de chuva em curto espaço de tempo.

Com visibilidade de até dez metros, o Rio da Prata é o trecho final de passeio de flutuação, que em seu maior trajeto acontece no rio Olho D’água, que, com menos impacto no entorno, não foi invadido pela lama.

O programa do jornalista e ex-deputado federal Fernando Gabeira sobre a sua visita à Bonito vai ao ar pela Globo News no próximo domingo (dia 27), às 17h30 (horário de MS).



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions