ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Meio Ambiente

Governador recebe proposta para ampliar proteção ambiental na região de Bonito

Conjunto de organizações encaminhou conjunto de alterações na legislação ambiental vigente

Guilherme Correia | 13/03/2022 15:29
Governador Reinaldo Azambuja se reuniu com representantes de organizações ambientais em MS. (Foto: Reprodução)
Governador Reinaldo Azambuja se reuniu com representantes de organizações ambientais em MS. (Foto: Reprodução)

O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), recebeu proposta para ampliar proteção de rios cênicos e da Mata Atlântica da região do Planalto da Bodoquena, composto por município homônimo, bem como região de Jardim, Bonito e outros locais, por meio de alterações na legislação vigente.

Foi encaminhado documento, por meio do movimento Bonito por Natureza, dando sequência às iniciativas tratadas no 1º Encontro de Turismo e Conservação, realizado em outubro de 2021.

Entre as mudanças, consta que "o proprietário deve promover ações de restauração ambiental", bem como possuir licença própria para realização de atividades no local.

O primeiro encontro ocorreu em fevereiro de 2021, em Campo Grande, quando foram apresentados os problemas do desmatamento em áreas de proteção permanente e de vegetação de Mata Atlântica.

A reivindicação se baseou, naquele momento, na lei estadual 1.871, de 1998, de autoria do deputado Paulo Corrêa (PSDB), que protege rios Prata e Formoso e seus afluentes ao definir uma faixa de proteção especial de 300 metros de largura, em que são proibidas atividades de agricultura, extração de madeira, indústria, extração mineral e até mesmo a criação de pequenos animais, com exceção de apicultura, pecuária e ecoturismo.

Iniciativa - O movimento Bonito por Natureza é composto pelas organizações não-governamentais Unidos da Serra da Bodoquena, Instituto Raquel Machado, Observatório de Justiça e Conservação, Fundação Neotrópica do Brasil, SOS Pantanal, SOS Mata Atlântica, Rede Pró Unidades de Conservação, Projeto Onçafari e IHP (Instituto Homem Pantaneiro).

A iniciativa visa manter a região enquanto "caso de sucesso econômico, turístico e ambiental", sendo "o ativo ambiental o elemento fundamental para o desenvolvimento continuado da economia".

O Planalto da Bodoquena é formado pelos municípios de Porto Murtinho, Bonito, Jardim, Miranda e Bodoquena, e é um dos principais destinos do ecoturismo no mundo.

Nos siga no Google Notícias