ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Meio Ambiente

Governo espera começar obras de recuperação de córregos em março

Agesul vai ser escolher o melhor projeto e lançar ainda este ano a licitação, para que as obras comecem em março

Leonardo Rocha | 16/10/2019 12:51
Erosão no Córrego Joaquim Português (Foto: Divulgação/Imasul)
Erosão no Córrego Joaquim Português (Foto: Divulgação/Imasul)

O governo estadual recebeu três opções para obras de recuperação em córregos próximos ao Parque das Nações Indígenas, entre eles o “Joaquim Português”. Após definir o projeto, será lançada licitação e as obras devem começar a partir de março, depois do período de chuvas.

Esta informação foi repassada pelo secretário estadual de Meio Ambiente e Produção, Jaime Verruck, que explicou que foi suspenso apenas o prazo do contrato com a empresa Schettini Engenharia Ltda, já que ela apresentou três opções de obras, quando for escolhida a preferida, então retoma o contrato.

"A Agesul e a prefeitura municipal vai definir qual é a melhor opção, para então retomar o contrato e lançar a licitação para as obras". Ele ponderou que o contrato com a empresa deve ser retomado em duas semanas.

Verruck explicou que será levado em conta os custos, o tempo para se fazer as obras, assim como eventuais desapropriações de áreas, para que o projeto seja realizado. "Com a alternativa escolhida, então fazemos a licitação. As obras devem começar depois do período de chuvas, a partir de março", explicou ele, durante o lançamento do Festival América do Sul. 

O estudo e projeto técnico, no valor de R$ 128 mil, foi solicitado pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) para a realização de obra de controle de processo erosivo provocado pela água das chuvas no Parque Estadual do Prosa. Posteriormente, o cronograma previa a recomposição vegetal das margens do Córrego Joaquim Português.

O Joaquim Português se junta ao córrego Desbarrancado para formar o Prosa, que enfrenta assoreamento no lago principal do Parque das Nações Indígenas. Desde o dia 9, o lago começou a ser reabastecido, o que deveria levar 48h, mas, até agora, não foi finalizado. Enquanto isso, não há qualquer outra intervenção na área.

Nos siga no Google Notícias