ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Meio Ambiente

Grupo de frequentadores da Cachoeira Céuzinho mobiliza mutirão de limpeza

O local está sujo com garrafas pets e de vidro jogadas em meio as rochas e até mesmo nas águas. Quem desfruta do local também reclama da insegurança.

Mirian Machado | 05/01/2019 15:38
Garrafas pets e também de vidro jogadas em meio às rochas do lado da cachoeira (Reprodução/Facebook)
Garrafas pets e também de vidro jogadas em meio às rochas do lado da cachoeira (Reprodução/Facebook)

Conhecido por muitos como Cachoeira do Céuzinho e, por outros, como Usina Velha, o local que fica na saída para Rochedo em Campo Grande frequentado por famílias que vão até lá desfrutar da natureza e tomar banho de cachoeira está tomado por lixo em seu entorno e também nas águas.

Por causa de toda essa poluição um grupo de frequentadores se uniu e resolveu formar um mutirão para limpar o local, que tem cerca de 18 hectares de terra, neste sábado (5) e melhorar a aparência para também chamar mais pessoas e quem sabe tornar um ponto turístico.

O marceneiro de 55 anos, Elzio Moreira da Silva, mora na região e lembra-se do local desde quando a usina ainda funcionava. Ele conta que o prédio é da empresa de energia da Capital, mas que está abandonado há muito tempo, chegou a ser saqueado e depois largado de vez.

“Sou amante daquele lugar desde muito tempo. Já fiz amizades com os grupos que praticam esportes aqui. Conheço a história da usina, lembro também de quando foi desativada. A Energisa quer vender e a Prefeitura poderia comprar com parceria privada poderia tornar o local turístico. O lugar merece”, exclama.

Pé de uma das cachoeiras que existem no local (Reprodução/Facebook)
Pé de uma das cachoeiras que existem no local (Reprodução/Facebook)
Lugar onde as famílias aproveitam para tomar banho (Reprodução/Facebook)
Lugar onde as famílias aproveitam para tomar banho (Reprodução/Facebook)

Nesta manhã, Elzio e outros frequentadores se reuniram, levaram um caminhão para poder tirar os produtos grandes e entulhos além também de recolher garrafas pets entre as cachoeiras e pedras, plásticos, embalagens de comidas, absorventes, vidros, latas, entre outras coisas.

“Queremos chamar atenção para o que é nosso. O local está em ruínas, mas é patrimônio histórico da cidade”, explica.

Além do lixo, o local apresenta insegurança. Conforme Elzio, há usuários de drogas, gente trocando tiros e brincando de tiro ao alvo e até mesmo gente fazendo sexo. “Já morreu gente lá e ninguém se movimenta”, reclama.

Em relação ao mutirão, o grupo ainda não conseguiu retirar toda a sujeira e pede ajuda de quem visita ou queira visitar a Cachoeira do Céuzinho. “Estamos fazendo de pouquinho em pouquinho e toda ajuda é bem vinda. Todo mundo tem que cuidar. Recolher o próprio lixo é o mínimo”, afirma.

Nos siga no Google Notícias