ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, QUINTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Meio Ambiente

Guia flagra acasalamento de sucuris gigantes no Rio Formoso

Vídeo mostra várias cobras juntas, formando o bolo do acasalamento

Liana Feitosa | 06/09/2022 16:54



Em setembro inicia o período de reprodução das sucuris, espécie que habita na América do Sul. Em Mato Grosso do Sul, o guia de turismo Vilmar Teixeira passou dias buscando uma cobra específica, conhecida há muito tempo por ele e chamada de “Vovozona”, com o objetivo de registrar o momento de acasalamento da serpente. Ele conseguiu fazer o flagrante e divulgou em seu canal no YouTube no último domingo (4).

O guia percorre cerca de 10 km do Rio Formoso, que fica em Mato Grosso do Sul, em busca de sucuris. Ele aproveita as curvas e pontos mais escondidos para procurar as serpentes, os locais preferido delas.

Em um trecho do vídeo o guia avista três sucuris machos próximos uns dos outros e, próximo dali, outro “bolo” com outras serpentes juntas. Segundo ele, todas as serpentes vistas eram machos, pois esses têm espessura mais fina que as serpentes fêmeas.

Três dias depois ele consegue fazer o flagrante da reprodução. De acordo com Vilmar, há 2 anos ele esperava fazer o registro, que finalmente ele conseguiu ao encontrar as cobras no barranco do rio. Nas imagens é possível notar várias cobras juntas, formando o bolo do acasalamento. Segundo ele, era uma fêmea - a "Vovozona" - e vários machos.

“Sucuri gigante e seus machos embolados nela. Eles ficarão assim 6 semanas assim”, finaliza Vilmar no vídeo.

Sucuri "Vovozona" com machos durante acasalamento. (Foto: Reprodução/Vídeo)
Sucuri "Vovozona" com machos durante acasalamento. (Foto: Reprodução/Vídeo)


Nos siga no Google Notícias