ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 28º

Meio Ambiente

Homem é multado por desmatamento de 11 hectares em área de Mata Atlântica

Operação foi realizada no domingo no município de Vicentina, a 255 km de Campo Grande

Gabriel Neris | 25/05/2020 14:10
Galhos e madeira eram enterrados para esconder vegetação (Foto: PMA/Divulgação)
Galhos e madeira eram enterrados para esconder vegetação (Foto: PMA/Divulgação)

Arrendatário, de 31 anos, foi multado no domingo (24) por exploração ilegal de árvores nativas em área de Mata Atlântica, em Vicentina, distantes 255 km de Campo Grande. A área explorada medida com a ajuda de GPS foi de 11 hectares.

O flagrante ocorreu durante operação em propriedades rurais do município. Policiais militares ambientais observaram que o arrendatário derrubou árvores isoladas pela raiz e utilizada máquina retroescavadeira e pá-carregadeira, além de enterrar toda a madeira e galhos. Ele não possuía licença ambiental para a atividade.

A PMA explica que, mesmo que houvesse a licença, não poderia enterrar a madeira, já que, em exploração vegetal, é necessário aproveitar o material lenhoso.

Durante a fiscalização, o rapaz apontou onde havia enterrado o produto vegetal. Algumas árvores também foram lançadas nas proximidades da reserva legal da propriedade.

O homem, morador de Vicentina, foi autuado e multado em R$ 77 mil. Ele também vai responder por crime ambiental, que prevê pena de seis meses a um ano de detenção. O autuado deverá apresentar um Plano de Recuperação da Área Degradada junto ao órgão ambiental.

Nos siga no Google Notícias