ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 24º

Meio Ambiente

Hospitais particulares decidem sobre coleta de lixo a 1 dia do fim de prazo

Aline dos Santos | 23/05/2013 10:14

Somente na véspera do fim do prazo dado pela Justiça, os hospitais particulares vão se manifestar sobre a coleta do lixo. A partir de 29 de maio, a coleta de sete toneladas de resíduos hospitalares deixa se der responsabilidade da Prefeitura de Campo Grande.

“Vamos nos pronunciar na segunda-feira”, afirma Rosely Coelho Scandola, do Sindhesul (Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviço de Saúde de Mato Grosso do Sul). Em 21 de novembro do ano passado, a coleta chegou a ser suspensa. O sindicato recorreu ao Poder Judiciário, que concedeu liminar e mandou que a Prefeitura, por meio da CG Solurb, retomasse a coleta pelo período de seis meses.

Segundo o titular da Seintrha (Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Habitação), Semy Ferraz, a coleta nas unidade particulares é garantida até a próxima terça-feira. “A coleta será feita nos postos de saúde, laboratórios, hospitais federais e do Estado”, afirma. Desta forma, estão inclusos unidades como a Santa Casa, o HU (Hospital Universitário) e o HR (Hospital Regional Rosa Pedrossian).

No ano passado, o MPE (Ministério Público Estadual) impetrou ação judicial alegando que a Prefeitura “não poderia mais receber, coletar e tratar o lixo hospitalar das empresas particulares”. Conforme resolução do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), a responsabilidade de coleta, transporte, tratamento e destinação final do lixo é responsabilidade de quem gerou.

Em novembro, das 10 toneladas de lixo hospitalar produzidas diariamente, três eram da Prefeitura. À época, o custo estimado era de R$ 4 por quilo. Depois de coletado, o lixo é levado para incineração em quatro empresas licenciadas que ficam no Núcleo Industrial.

Os empresários alegam que já separam, embalam, etiquetam o lixo, além de terem construído locais específicos para o correto armazenamento do material enquanto não é coletado. Na opinião dos administradores hospitalares, a coleta de lixo é de competência do município, Estado e União, ou seja, é uma questão de saneamento básico.

Nos siga no Google Notícias