ACOMPANHE-NOS    
SETEMBRO, SÁBADO  26    CAMPO GRANDE 29º

Meio Ambiente

Inmet alerta para umidade do ar de até 12% em MS nesta tarde

Instituto emitiu dois avisos para o Estado. Dica é ingerir bastante líquido

Por Gabriel Neris | 11/08/2020 15:10
Sem nuvens no céu, sol não dá trégua em Campo Grande (Foto: Kísie Ainoã)
Sem nuvens no céu, sol não dá trégua em Campo Grande (Foto: Kísie Ainoã)

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu dois alertas para a baixa umidade do ar na tarde desta terça-feira (11) em Mato Grosso do Sul.

O primeiro aviso prevê umidade relativa do ar de até 12% nos municípios de Camapuã, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Inocência, Paranaíba, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Sonora, São Gabriel do Oeste e Alcinópolis.

De acordo com o alerta, há risco para incêndios florestais e à saúde, como ressecamento de pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.

O segundo alerta é para umidade do ar mínima estimada em 20% na maior parte do Estado. Os dois avisos são válidos para a tarde desta terça-feira. A orientação é ingerir bastante líquido, evitar desgaste físico e exposição ao sol.

Oito municípios de Mato Grosso do Sul estiveram na segunda-feira entre os municípios mais secos do País, de acordo com o Inmet. Amambai registrou umidade de 14%. Também aparecem Corumbá (17%), Coxim (17%), Água Clara (17%), Ivinhema (19%), Juti (19%), Rio Brilhante (19%) e Sonora (19%).

A umidade do ar se refere a quantidade de vapor d’água presente na atmosfera e varia de um dia para outro. A alta quantidade de vapor de água na atmosfera favorece a ocorrência de chuvas.

Em regiões onde a umidade de mantém baixa por longos períodos, como em Mato Grosso do Sul nesta época do ano, as chuvas são escassas, caracterizando o clima seco.

Regras de comentário