ACOMPANHE-NOS    
OUTUBRO, TERÇA  27    CAMPO GRANDE 22º

Meio Ambiente

Instituto pesquisa população de ariranhas na região do Pantanal

Por Mariana Lopes | 22/07/2014 17:50
Imagem de ariranha registrada pela equipe do Instituto Ekko Brasil
Imagem de ariranha registrada pela equipe do Instituto Ekko Brasil

Com o objetivo de conservar a espécie, o Instituto Ekko Brasil, de Santa Catarina, realiza até o dia 30 deste mês uma expedição em Aquidauan, a 135 quilômetros de Campo Grande, para mapear áreas habitadas por ariranhas na região do Pantanal, no trecho do rio Aquidauana. A iniciativa pretende ainda fazer registro fotográfico dos animais para o banco de dados.

Segundo o Ekko, a expedição percorrerá cerca de 300 km na região e contará com uma equipe que, entre outras regiões, passará em duas baías, a do Frigorífico e do Corrente, onde as ariranhas deixam diversos vestígios, incluindo tocas. Nelas, a equipe voltará para visitar um grupo já em monitoramento.

“Esse tipo de ação é crucial para o desenvolvimento de nossas atividades. A população precisa saber da existência desses animais para valorizarem, respeitarem e colaborarem para a conservação da espécie”, afirma Oldemar Carvalho Junior, gerente de Projetos e Pesquisa do Ekko Brasil.

Atualmente, segundo o instituto, a espécie está extinta em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, por causa da perda do habitat.

Nos siga no Google Notícias
Regras de comentário