ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 27º

Meio Ambiente

Justiça proíbe descarte excessivo de vinhaça após infestação de moscas

Usina terá 90 dias para apresentas estudos que comprovem o descarte correto dos resíduos nas plantações

Adriano Fernandes | 03/09/2019 20:19
Vinhança sendo lançado sobre plantação. (Foto: Reprodução/Correio do MS)
Vinhança sendo lançado sobre plantação. (Foto: Reprodução/Correio do MS)

O justiça concedeu parcialmente, uma liminar determinando que uma usina de álcool e açúcar de Nova Alvorada do Sul – cidade a 120 quilômetros de Campo Grande -, diminua o descarte de vinhaça no solo de suas plantações. A empresa terá um prazo de 90 dias, para apresentar as medidas, estudos, obras e demais soluções para não haver mais o descarte danoso excessivo de vinhaça no solo, sob pena de multa diária de R$ 500,00.

Vinhaça é nome que se dá ao resíduo malcheiroso que resta após a destilação do caldo de cana-de-açúcar fermentado, durante a produção do etanol. O líquido é usado como um tipo de fertilizante nas plantações, mas é altamente poluente aos rios, por exemplo.

Conforme a ação, também devido ao mau cheiro das poças formadas com o descarte do líquido no solo, a região foi tomada por uma infestação da “mosca-da-cana”, problema que ocorre desde 2011. Nesta período, foram propostas duas ações na justiça, contudo, nenhuma solução concreta foi tomada.

Na liminar o juiz Jessé Cruciol Júnior, determinou que usina evite o “descarte danoso de vinhaça no solo, em quantidade superior ao que seja este capaz de absorver, de maneira a formar poças ou lagos”.

Em 31 de julho deste foi realizado um auto de constatação na propriedade de um dos fazendeiros que denunciaram a infestação e que comprovou o ataque da mosca aos animais e inclusive aos moradores.

Por estas razões, os moradores pediram em caráter de urgência a liminar proibindo o descarte da vinhaça em excesso em meio as plantações. Para o juiz, os autores da ação apresentaram de maneira suficiente por meio de laudos técnicos, perícias, bem como fotografias, a existência do descarte irregular excessivo de vinhaça no solo, e os prejuízos da situação.

O magistrado ainda esclareceu que as “moscas-da-cana” que invadiram o local são insetos hematófagos, ou seja, que se alimentam de sangue, afetando seriamente o desenvolvimento das atividades diárias das pessoas e animais, bem como o equilíbrio ecológico de toda a localidade.

“O incômodo danoso às pessoas, animais e, consequentemente, à atividade econômica dos requerentes, devido às perdas financeiras respectivas, estão suficientemente demonstradas nos autos, o que caracteriza a verossimilhança do pedido”, concluiu o juiz.

Nos siga no Google Notícias