Lixão reabre e catadores protestam por funcionamento 24 horas
Com a reabertura do lixão nesta terça-feira, os catadores de materiais recicláveis já reclamam das novas normas de funcionamento. A entrada dos trabalhadores será permitida das 8h às 18h, de segunda-feira a sábado. Porém, os catadores querem que o lixão funcione 24 horas.
“Temos que trabalhar dia e noite. É daqui que a gente tira o nosso sustento. Isso é uma máquina de fazer dinheiro”, afirma Rudivam Soares Reis, de 25 anos. Ele trabalha desde os 12 anos no lixão. Os catadores prometem que não vão sair após às 18h.
- Leia Também
- Governador acredita que reabertura do lixão foi um equívoco
- Catadores deverão ter carteirinha para poder entrar no lixão
Outro ponto de desacordo é sobre a proibição, expressa na liminar, de que pessoas que trabalhem na UTR (Usina de Triagem) também coletem os materiais no lixão. O horário para a entrada dos compradores também suscitou polêmica, com direito a bate-boca. Eles vão poder entrar somente das 8h às 10h.
Fechado no fim de 2012, após 28 anos em operação, o lixão foi reaberto por força de decisão judicial. O pedido partiu da Defensoria Pública, que alegou que as pessoas ficaram sem acesso ao ganha-pão. A usina funciona de forma improvisada e recebe os materiais diretamente da coleta seletiva.
São 130 trabalhadores na usina próxima ao aterro sanitário, que funciona perto do lixão, no bairro Dom Antônio Barbosa, e 160 pessoas na Coopermaras, cooperativa nas Moreninhas.
O MPT (Ministério Público do Trabalho) é contra a reabertura e prometeu recorrer para que o processo tramite na Justiça do Trabalho. Os catadores não terão acesso à montanha de detritos. Os caminhões da coleta vão fazer o descarte do lixo em um terreno, os recicláveis serão separados, uma pá-carregadeira vai recolher o material e descartá-lo no aterro sanitário.
Para entrar no lixão, a pessoa deverá fazer o cadastro e apresentar documento de identificação. De acordo com o servidor da Seintrha (Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação), Alcindo de Macedo, os catadores deverão estar calçados com sapato fechado e vestir calça comprida. É proibida a entrada de menores de 18 anos e pessoas portando qualquer tipo de arma. Também há impedimento de entrar com bicicleta e carrinho de mão.