ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Meio Ambiente

Menor felino do Brasil, animal considerado em extinção é fotografado em MS

O "gato-do-mato-pequeno" foi avistado em Alcinópolis, a 402 quilômetros de Campo Grande

Guilherme Correia | 23/07/2020 11:35
Espécime foi fotografado por bióloga que trabalha no Parque (Foto: Reprodução/Bruna Barbosa)
Espécime foi fotografado por bióloga que trabalha no Parque (Foto: Reprodução/Bruna Barbosa)

Funcionários do Parque Natural Municipal Templo dos Pilates, em Alcinópolis fotografaram um gato-do-mato-pequeno, espécie conhecida como menor felino do Brasil, além de ser considerada rara e em extinção.

Segundo informações de assessoria de imprensa do Parque, as imagens foram feitas por "armadilhas fotográficas", câmeras utilizadas para registrar animais selvagens sem a presença de humanos. "Já havíamos visto as pegadas, mas pelo tamanho acreditávamos ser de Jaguatirica", relatou a bióloga Bruna Barbosa, responsável pelo parque.

Ainda de acordo com a assessoria, professor da UEMA (Universidade Estadual do Maranhão) e membro da IUCN (União Internacional para Conservação da Natureza), Tadeu de Oliveira, analisou o registro e confirmou ser um gato-do-mato-pequeno.

"Confirmar a existência da espécie em Mato Grosso do Sul através de foto é algo a se comemorar, pois agora sabemos da presença das duas espécies de Gato-do-Mato (Tigrinus e Guttulus) no Estado. Tanto o Guttulus, quanto o Tigrinus, são as únicas espécies de felinos existentes no Brasil consideradas mundialmente em extinção pela IUCN", afirma o professor.

Espécie em extinção - O leopardus tigrinus, nome científico da espécie, tem como habitat natural a os biomas da Caatinga e Cerrado, não sendo comum de ser visto no Pantanal. Ele estar na região de transição de biomas, em Alcinópolis, pode indicar possível mudança no comportamento do bicho.

O registro é considerado uma boa surpresa para os pesquisadores, mas não representa um alívio para a população da espécie. Segundo explicação do professor, os pequenos felinos dependem da fauna e flora nativas para a sobrevivência e que não conseguem dividir espaços com felinos maiores.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade


Nos siga no Google Notícias