ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Meio Ambiente

Mestre do disfarce, urutau é encontrado durante a poda de árvore

Fotos são registro raro do animal com bico e olhos abertos

Adriano Fernandes | 26/08/2019 21:09
Registro raro do animal com olhos e bico abertos. (Foto: EnfoqueMS)
Registro raro do animal com olhos e bico abertos. (Foto: EnfoqueMS)

Famoso pela capacidade de se camuflar, um urutau, também conhecido como "ave fantasma" foi encontrado por um morador neste domingo (25) em Dourados, cidade a 233 quilômetros de Campo Grande.

Ele estava no tronco de uma árvore que seria podada e que fica próximo a quadra de esportes da escola presbiteriana Erasmo Braga, na cidade. "Eu estava cortando os galhos da árvore na manhã de ontem, quando deparei com essa linda ave e ela ainda posou para as fotos", comentou o funcionário público Ailton dos Santos, de 38 anos, ao site Enfoque MS.

E o encontro rendeu boas e raras imagens do animal com bico e olhos abertos. Como a cor chamativa atrapalha na camuflagem o animal consegue enxergar, mesmo estando com eles fechados, pois a sua pálpebra superior possui duas fendas que permitem ver o que está a sua volta.

Também conhecido como mãe-da-lua ou pássaro-pau (devido a sua grande capacidade de se camuflar sobre troncos e árvores) o urutau pode ficar muitas horas imóvel para despistar predadores. 

Devido ao seu visual e um canto melancólico a ave também é praticamente um mito das lendas sertanejas.Uma delas diz que ela seria uma mulher, que se transformou em pássaro após perder o seu amor. Seu canto também seria um presságio ou aviso de morte de algum familiar.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias