ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Meio Ambiente

MP quer barrar desmate no Parque dos Poderes por agravar assoreamento

Esta é a segunda ação que tenta evitar o desmate da área, que chegou a suspender desmate, mas liminar derrubou medida

Aline dos Santos | 26/06/2019 12:43
Ações tentam barrar desmatamento de 3,3 hectares, onde será nova sede da Sefaz (Foto/Arquivo: Gabriel Rodrigues)
Ações tentam barrar desmatamento de 3,3 hectares, onde será nova sede da Sefaz (Foto/Arquivo: Gabriel Rodrigues)

Uma nova ação na Justiça quer barra o desmatamento de 3,3 hectares no Parque dos Poderes, onde será construída a nova sede da Sefaz (Secretaria Estadual de Fazenda). Desta vez, o pedido parte do MP/MS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), que faz a conexão entre desmate, assoreamento nos córregos que formam o lago do Parque das Nações, riscos à fauna e flora, alé, de um tombamento provisório.

Conforme a ação, o complexo “dos Poderes” é um bolsão de infiltração. Segundo o promotor Luiz Antônio Freitas de Almeida, com as edificações, haverá impermeabilização do solo, o que já contribuiu com processos erosivos e assoreamento de corpos d'água. O Prosa, córrego dos lagos do Parque das Nações, é formado pelo Joaquim Português e Desbarrancado.

“Com o desmatamento pretendido, isso apenas se agravará, pois haverá uma quantidade muito maior de água escoando, o que trará danos incomensuráveis e talvez irreversíveis”, afirma o promotor.

De acordo com a ação, o desmatamento sem a solução prévia desses problemas, sem a realização de estudos para dimensionar a rede de drenagem existente e adequá-la, sem a manutenção das estruturas da rede e da bacia de contenção, tudo isso só trará ainda mais prejuízos ambientais.

O processo contra o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) e o governo do Estado foi protocolado ontem na 1ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos de Campo Grande.

Esta é a segunda ação que tenta evitar o desmate da área. No dia 10 de abril, pedido similar foi protocolado na 1ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos de Campo Grande pelo advogado Ricardo Pereira dos Santos. Em primeira instância, a suspensão havia sido negada pelo juiz José Henrique Neiva de Carvalho e Silva, em substituição legal.

O advogado recorreu ao TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) e, no dia 18 de maio, o desembargador Fernando Mauro Moreira Marinho atende recurso de agravo de instrumento.

No recurso impetrado no TJMS, o advogado alegou que a concessão da tutela antecipada era necessária, já que há processo de tombamento do complexo do Parque dos Poderes em tramitação na Assembleia Legislativa desde o dia 8 de novembro de 2018.

No dia 12 de junho, o presidente do TJ-MS, Paschoal Carmello Leandro, derrubou a liminar.

Nos siga no Google Notícias