ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Meio Ambiente

MPF quer que rótulos informem se cosmético foi testado em animal

Marta Ferreira | 07/10/2011 14:53

Recomendação enviada à Anvisa também pede que seja informado ao consumidor uso de componentes de origem animal

Recomendação encaminhada à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) pelo MPF (Ministério Público Federal) em Mato Grosso do Sul pede que a entidade adote providências para garantir a correta informação sobre a utilização de ingredientes de origem animal nas embalagens de alimentos ou da existência de testes em animais em cosméticos.

A Anvisa tem 15 dias para responder se acata ou não a recomendação. O documento foi enviado à Anvisa na semana em que se comemora o Dia Mundial dos Animais, Dia de São Francisco de Assis, no dia 5 de outubro, e às vésperas do Evento Mundial pelo Fim da Crueldade contra Animais (World Event to End Animal Cruelty), que terá manifestações públicas simultâneas em vários países.

O objetivo, segundo o MPF, é defender os animais e assegurar a todos o direito a uma informação completa e confiável sobre os componentes dos alimentos, dos cosméticos e de sua maneira de produção. Existe uma corrente de consumidores que evita, por exemplo, cosméticos testados em animais.

Para o MPF/MS, trata-se da garantia de direitos constitucionais, como o da igualdade, o da não discriminação e o da liberdade de pensamento, consciência e religião. “O mínimo que o poder público deve fazer é garantir informações claras e precisas nos produtos à disposição de todos. A opção, depois, é de cada um, já que o ser humano constrói sua história conforme suas próprias convicções”, ressalta o autor da recomendação, o procurador da República, Ramiro Rockenbach.

Ao divulgar a informação, o MPF citou dado do Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística), apontando que 9% da população se declara vegetariana. Para o órgão, em tese, essas pessoas têm uma preocupação maior com o bem-estar dos animais.

Origem-Durante um ano, o MPF reuniu informações em um inquérito civil sobre o assunto, vindas de órgãos públicos que trabalham com questões relacionadas aos setores de produção de alimentos, cosméticos e meio ambiente prestaram informações sobre os procedimentos adotados no trato com os animais, a saúde da população e as maneiras de assegurar informação mais segura e adequada aos consumidores.

A Anvisa informou que não existe a exigência, por exemplo, de que as indústrias incluam nos produtos cosméticos a frase “não testado em animais” ou algo semelhante. A inclusão da informação é facultativa às empresas, que podem ou não inserir os dizeres na rotulagem.

A Recomendação é a primeira providência concreta após a análise da resposta da Anvisa e dos dados obtidos pelo MPF.

De acordo com o órgão, o pedido se fundamenta em documentos relevantes sobre o assunto, como a Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Declaração Universal dos Direitos dos Animais e a Constituição brasileira, que protege a fauna e a flora e veda “as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção de espécies ou submetam os animais a crueldade”.

Nos siga no Google Notícias