ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 27º

Meio Ambiente

MS acumula 420 focos de queimadas em julho, 85% em Corumbá

Gabriel Neris | 26/07/2012 17:47

Na tabela anual Corumbá aparece na primeira colocação como o município com o maior número de focos de incêndio.

Número de focos de incêndio deixa Corumbá em primeiro lugar no Brasil em 2012 (Foto: Diário Corumbaense)
Número de focos de incêndio deixa Corumbá em primeiro lugar no Brasil em 2012 (Foto: Diário Corumbaense)

O mês de julho ainda nem terminou e a situação é preocupante em Corumbá. A Cidade Branca acordou nesta quinta-feira (26) sobre uma névoa de fumaça e fuligem causada pelas queimadas. A pouca visibilidade fez com que o Aeroporto Internacional amanhecesse fechado para pousos e decolagens.

De acordo com os números do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), 85% dos focos registrados em Mato Grosso do Sul entre os dias 1º e 25 de julho estão em Corumbá. Até ontem foram registrados 420 no estado, sendo 357 na Cidade Branca.

O número coloca Corumbá na segunda posição entre os municípios brasileiros no mês de julho. A liderança está com a cidade de Mirador (MA) com 422 focos de incêndio. Na terceira posição está Balsas (MA) com 193 focos registrados.

Na tabela anual Corumbá aparece na primeira colocação como o município com o maior número de focos de incêndio. De acordo com o INPE, foram registrados 879 focos. Mirador está em segundo com 576, e Balsas está em terceiro com 413.

Mato Grosso do Sul aparece na sexta colocação na classificação entre os estados com focos registrados no mês de julho com os 420 focos. A primeira colocação está com o Maranhão com 2.195, seguido por Mato Grosso, com 1.358, e Tocantins, com 1.287.

Na tabela anual, Mato Grosso do Sul está em 7º com 1.252 focos. Mato Grosso é o primeiro colocado com 5.124. O Maranhão está em segundo com 3.914, e o Tocantins em terceiro com 3.039.

O que deixa em alerta o coordenador estadual do Prevfogo, Márcio Ferreira Yule, é que o período de preocupação ainda não chegou. “Ainda nem chegamos ao período crítico. O pior será em agosto e setembro, mas o combate já serve de alerta”, comenta.

Nos siga no Google Notícias