ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 28º

Meio Ambiente

Norte de MS registra 400 milímetros de chuva no mês, maior número do Estado

Amanda Bogo | 30/01/2017 16:17
Céu com nuvens em Campo Grande nesta segunda-feira (Foto: André Bittar)
Céu com nuvens em Campo Grande nesta segunda-feira (Foto: André Bittar)

A região norte de Mato Grosso do Sul foi a que registrou maior volume de chuva no Estado nos últimos 30 dias. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), foram 400 milímetros na área.

De acordo com o instituto, a justificativa para o número alto está na umidade que avançou do oceano atlântico para a região durante o período, principalmente para as cidades próximas aos estados de São Paulo e Goiás. No sul do pantanal o número foi bem abaixo da média, totalizando 35 milímetros.

Ainda foram registradas chuvas entre 70 e 90 milímetros no norte e sudeste, e média entre 150 e 200 no sul do Estado. Como o valor variou em todo MS, o Inmet não soube precisar uma média geral para o mês.

Cidades - As chuvas em Campo Grande nos últimos trinta dias foram de 238,4 mm, dentro da faixa normal que é de 237. Para Ponta Porã e Aquidauana o esperado era de 222 e 216, porém ficaram abaixo da expectativa, somando 146,2 e 69,4, respectivamente.

Na central meteorológica na fazenda Nhumirim, da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), localizada na região próxima a Corumbá, o número foi acima da faixa normal, superando os 190,9 aguardado e marcando chuvas de 259,6 mm.

Alerta - O Inmet emitiu hoje (30), um alerta de tempestade com duração até às 22h59 de terça-feira (31). São esperados ventos com velocidade entre 40 e 60 quilômetros por hora, chuvas intensas de até 50 milímetros no dia e granizo. Há risco de queda de galhos de árvores e leves alagamentos.

Estão em alerta Amambai, Anastácio, Angélica, Antônio João, Aquidauana, Aral Moreira, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caarapó, Caracol, Coronel Sapucai,Deodápolis, Dois Irmãos Do Buriti, Douradina, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Itaporãm, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jardim, Jateí, Juti, Laguna Carapã, Maracaju, Miranda, Mundo Novo, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho, Rio Brilhante, Sete Quedas, Sidrolândia, Tacuru, Terenos e Vicentina.

Precipitação acumulada nos últimos 30 dias (Foto: Reprodução/ Inmet)
Precipitação acumulada nos últimos 30 dias (Foto: Reprodução/ Inmet)
Nos siga no Google Notícias