Nuvem funil surpreende moradores na saída para São Paulo
O fenômeno natural, que é caracterizado por tornados que não alcançam o solo, não causou estragos na região
Na manhã desta sexta-feira (12), uma nuvem funil surpreendeu os moradores da região das Moreninhas e bairros da saída para São Paulo, em Campo Grande. O fenômeno, que é caracterizado por tornados que não alcançam o solo, não causou estragos, mas deixou algumas pessoas curiosas.
Um vídeo, enviado à reportagem por meio do Direto das Ruas, mostra o momento em que a nuvem começou a se formar e pode ser avistada na região da Avenida Gury Marques, no bairro das Moreninhas. "Não fiquei com medo, apenas curioso. Estava longe de onde eu estava", comentou o analista comercial Diego Areco, de 36 anos, responsável pelo registro.
- Leia Também
- Fim de semana será de sol e pancadas de chuva em MS
- Em menos de 20 dias, nuvem funil volta a ser registrada em Sidrolândia
Outro registro foi feito por volta das 12h40 pelo professor Paulo Rinaldo Fines, de 34 anos, na região da Avenida Três Barras. Paulo comentou que foi a primeira vez que viu o fenômeno na Capital. “Estava indo para a escola e tirei a fotografia, logo depois disso começou a chover. Eu sempre fico porque tenho medo de tempo chuvoso. Esse mês de abril está chovendo muito nessa região”.
Fenômeno - O meteorologista Natálio Abrahão explicou que o fenômeno, conhecido como nuvem funil, pode ser perigoso em alguns casos. "Isso é o que chamamos de nuvem funil. Se esse funil tocar o solo, torna-se um tornado. Em ambos os casos, os ventos são muito fortes, acima de 80 km/h, acompanhados de trovoadas e raios."
Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a formação do fenômeno ocorre devido à circulação de ventos em alta velocidade na base da nuvem de tempestade (Cumulonimbus). A nuvem funil pode ser o estágio inicial da formação de um tornado, especialmente quando associada a ventos fortes.
Nesta manhã, Campo Grande teve o céu parcialmente coberto e registrou uma temperatura de 22 °C, De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a previsão é de que a temperatura não ultrapasse os 28 °C nesta sexta-feira. Para sábado e domingo, as máximas serão de 27 °C e 28 °C, respectivamente.
Direto das Ruas - As imagens chegaram pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.
Clique aqui e envie agora uma sugestão.
Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal. Receba as principais notícias pelo celular.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.