ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 33º

Meio Ambiente

Nuvem funil surpreende moradores na saída para São Paulo

O fenômeno natural, que é caracterizado por tornados que não alcançam o solo, não causou estragos na região

Por Mylena Fraiha | 12/04/2024 15:10

Na manhã desta sexta-feira (12), uma nuvem funil surpreendeu os moradores da região das Moreninhas e bairros da saída para São Paulo, em Campo Grande. O fenômeno, que é caracterizado por tornados que não alcançam o solo, não causou estragos, mas deixou algumas pessoas curiosas.

Um vídeo, enviado à reportagem por meio do Direto das Ruas, mostra o momento em que a nuvem começou a se formar e pode ser avistada na região da Avenida Gury Marques, no bairro das Moreninhas. "Não fiquei com medo, apenas curioso. Estava longe de onde eu estava", comentou o analista comercial Diego Areco, de 36 anos, responsável pelo registro.

Outro registro foi feito por volta das 12h40 pelo professor Paulo Rinaldo Fines, de 34 anos, na região da Avenida Três Barras. Paulo comentou que foi a primeira vez que viu o fenômeno na Capital. “Estava indo para a escola e tirei a fotografia, logo depois disso começou a chover. Eu sempre fico porque tenho medo de tempo chuvoso. Esse mês de abril está chovendo muito nessa região”.

Formação de nuvem funil é registrada na saída para São Paulo (Foto: Direto das Ruas)
Formação de nuvem funil é registrada na saída para São Paulo (Foto: Direto das Ruas)

Fenômeno - O meteorologista Natálio Abrahão explicou que o fenômeno, conhecido como nuvem funil, pode ser perigoso em alguns casos. "Isso é o que chamamos de nuvem funil. Se esse funil tocar o solo, torna-se um tornado. Em ambos os casos, os ventos são muito fortes, acima de 80 km/h, acompanhados de trovoadas e raios."

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a formação do fenômeno ocorre devido à circulação de ventos em alta velocidade na base da nuvem de tempestade (Cumulonimbus). A nuvem funil pode ser o estágio inicial da formação de um tornado, especialmente quando associada a ventos fortes.

Nesta manhã, Campo Grande teve o céu parcialmente coberto e registrou uma temperatura de 22 °C, De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a previsão é de que a temperatura não ultrapasse os 28 °C nesta sexta-feira. Para sábado e domingo, as máximas serão de 27 °C e 28 °C, respectivamente.

Direto das Ruas - As imagens chegaram pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.

Clique aqui e envie agora uma sugestão.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal. Receba as principais notícias pelo celular.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias