ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, DOMINGO  19    CAMPO GRANDE 16º

Meio Ambiente

"Nuvem infinita" no céu da Capital é sinal de queda na temperatura

Fenômeno meteorológico causado pela condensação de gases de aeronaves causou confusão entre leitores

Por Gustavo Bonotto | 18/04/2024 18:47
Fenômeno de condensação do ar é visto do céu de Campo Grande. (Foto: Direto das Ruas)
Fenômeno de condensação do ar é visto do céu de Campo Grande. (Foto: Direto das Ruas)

Uma nuvem considerada "infinita" foi vista por moradores da região central de Campo Grande durante a tarde desta quinta-feira (18). Leitores, confusos com o fenômeno meteorológico, enviaram relatos através do canal Direto das Ruas.

A servidora aposentada Maria de Jesus Almeida, 69 anos, pensou que o risco branco no céu era relacionado à Esquadrilha da Fumaça. "Achei estranho. Mas é bonito, parece que não acaba nunca".

Já o engenheiro Lucas Jara, 26 de idade, relatou ter a formação da nuvem durante a passagem de um avião. "Foi bem rápido, mas o rastro ficou por um bom tempo no céu. Demorou para dissolver e ficou bem diferente, parecia que estava dividindo o céu".

De acordo com o Climatempo, a condensação da água no ar em contato com gases formaram esta trilha que recebe o nome de "contrail" entre os especialistas. O rastro se cria dependendo das condições atmosféricas para que o gás emitido por aeronaves forme cristais de gelo.

"Acontece quando a umidade da atmosfera está mais favorável para que o gelo se conserve por mais tempo, sem sublimar. Pode ficar até por uma hora no céu", explica o instituto.

Mais cedo, Campo Grande registrou diferença de 10,8 °C em oito horas. O dia, que começou com temperatura mínima de 15,3 °C, bateu 26,1 °C nos termômetros. A oscilação, chamada de alta amplitude térmica, indica a diferença entre mínima e máxima registradas em determinado local em um período de tempo e pode ser prejudicial à saúde quando os valores são muito distantes.

No início desta manhã, pessoas saíram às ruas com blusas de frio, mas foram obrigadas a tirar horas depois devido à oscilação de temperatura. Inicialmente, conforme a meteorologia, os termômetros teriam uma queda brusca a partir desta sexta-feira (19).

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News

Direto das Ruas - A imagem chegou pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões de notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp, pelo número (67) 99669-9563.

Clique aqui e envie agora!

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.

Receba as principais notícias do Estado no WhatsApp. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram e TikTok.

Nos siga no Google Notícias