A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 19 de Julho de 2019

15/11/2018 20:30

Oficiais da PMA concluem curso de novas ações para preservação do meio ambiente

A 14ª edição do Curso de Estratégias para Conservação da Natureza formou 42 alunos de 22 estados do Brasil

Adriano Fernandes
Alunos durante a solenidade de formatura após os 10 dias de aulas práticas. (Foto: Divulgação) Alunos durante a solenidade de formatura após os 10 dias de aulas práticas. (Foto: Divulgação)

Ocorreu nesta semana o encerramento de um curso que há cerca de 15 anos, capacita oficiais da Polícia Militar Ambiental de todo o país sobre novas práticas e ações de preservação do meio ambiente. 

Nesta 14ª edição do Curso de Estratégias para Conservação da Natureza, 42 alunos de 22 estados do Brasil, concluíram o programa que tem rotina intensa de estudos, mas com as paisagens do Pantanal como sala de aula.

Foram 10 dias navegando pelo rio Paraguai na região da Serra do Amolar com aulas em um barco-escola, trocando experiências e aprimorando as técnicas de preservação da fauna e flora. Mas essa foi a parte prática de um processo que também teve aulas à distância e processo seletivo disputado.

Tendo como público alvo oficiais, tenentes e capitães da Policia Militar Ambiental de todo o país, os participantes foram selecionados nos próprios estados de origem.

Alunos durante uma das expedições práticas do curso. (Foto: Divulgação) Alunos durante uma das expedições práticas do curso. (Foto: Divulgação)

“São 360 horas de curso ao total em que os alunos discutem e aprendem sobre temas relacionados às questões ambientais, mas a partir de uma ótica preventiva”, explica o coordenador do projeto e coronel da reserva, Angelo Rabelo.

Com tanta informação e troca de aprendizados, Rabelo conta que nesta edição, se destacaram dois principais agravantes que exigem reforço em ações mais efetivas de policiamento ambiental por todo o país. São eles o tráfico de animais silvestres e a proteção dos recursos hídricos.

“Hoje a PMA emprega cerca de 8 mil homens e já tem unidades em todos os estados, então há essa preocupação em não só autuar e sim de fato proteger a natureza. Aplicar o conceito da segurança pública incorporado a preservação do meio ambiente”, pontua Angelo.

A solenidade de conclusão do curso aconteceu na última terça-feira (13), na sede do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano em Corumbá e contou com a apresentação da Orquestra do Moinho. 

No evento, os oficiais também receberam os certificados de conclusão do curso dos representantes da Polícia Militar Ambiental, Polícia Militar, Polícia Federal, e do Instituto Homem Pantaneiro.

O Curso de Estratégias para Conservação da Natureza, é promovido pelo próprio Instituto Homem e a Rede de Proteção e Conservação da Serra do Amolar, realizado em parceria com a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions