ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 26º

Meio Ambiente

Onças são flagradas passeando por floresta de empresa de celulose

Registros foram feitos no dia 24 de maio através das torres de monitoramento da empresa

Idaicy Solano | 05/07/2021 12:25


A aparição incomum de três onças-pardas foi registrada em uma das áreas florestais da empresa de celulose Suzano, em Três Lagoas. As imagens foram capturadas no dia 24 de maio, e divulgadas somente hoje, através do sistema de videomonitoramento para prevenção e combate a incêndios florestais.

A empresa afirma que a região conta com 21 torres de observação equipadas com câmeras digitais 360 graus que cobrem cerca de 96% da área.

Através das imagens é possível observar um grupo de três onças caminhando por uma estrada. A onça-parda também é conhecida como suçuarana, leão-baio, leão-da-montanha, onça-vermelha ou puma, e atualmente ocupa posição de vulnerabilidade na Lista Brasileira de Especies Ameaçadas de Extinção do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis).

Em estudo elaborado pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) para avaliar os riscos de extinção da onça-parda, estima-se que atualmente exista cerca de 4 mil indivíduos da especie vivendo no Brasil. Na região do cerrado estimativas apontam para um total menor do que 2,5 mil.

Até o presente momento, a empresa já registrou 70 aparições de animais silvestres através das torres de monitoramento, além de contar com o programa "De Olho no Bicho", desenvolvido para sensibilizar os colaboradores da empresa sobre a importância da conservação ambiental.

Nos siga no Google Notícias