Em cidade onde campinho virou piscina, rio ultrapassa cota e segue em elevação
Ainda ontem, algumas famílias ribeirinhas deixaram suas casas em razão da alta do nível da água
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O Rio Aquidauana, em Mato Grosso do Sul, atingiu 7,43 metros de profundidade, ultrapassando a cota de alerta e gerando preocupação com possíveis inundações. O Imasul emitiu aviso de situação crítica, alertando sobre riscos às famílias ribeirinhas, com algumas já tendo deixado suas residências. As chuvas intensas dos últimos dias transformaram o Campo do Baixadão, no Bairro Guanandi, em uma piscina improvisada. O Cemtec prevê mais precipitações nas regiões das bacias dos rios Taquari e Aquidauana, aumentando o risco de transbordamentos e impactos em áreas urbanas e rurais.
Conhecido como Campo do Baixadão, o campinho localizado na Rua Teodoro Rondon, no Bairro Guanandi, em Aquidauana, a 141 quilômetros de Campo Grande, ficou alagado com as chuvas persistentes dos últimos dias e acabou se transformando em um “piscinão”. Vídeo registrado nesta quarta-feira (4) mostra a criançada brincando na água que tomou conta do espaço, que costuma encher durante períodos de chuva.
- Leia Também
- Em três dias, chuva acumulada supera a média mensal em quatro municípios
- Rio Aquidauana atinge 6,70 metros e ribeirinhos deixam áreas de risco
Conforme atualização divulgada nesta quinta-feira (5) pela Prefeitura de Aquidauana, o nível do Rio Aquidauana chegou a 7,43 metros, enquanto o volume acumulado de ontem para hoje atingiu 68,8 milímetros, com registro de chuva durante a noite e a madrugada.
O alerta, divulgado pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), aponta que o rio está muito próximo da cota de inundação, com potencial para provocar danos materiais e representar risco às famílias ribeirinhas. Os dados reforçam o perigo iminente de transbordamento, com impactos diretos sobre áreas urbanas e rurais localizadas próximas ao leito do rio.
Segundo previsão do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul), há expectativa de continuidade de pancadas de chuva intensas nas regiões das bacias dos rios Taquari e Aquidauana entre os dias 4 e 5 de fevereiro. Ainda ontem, algumas famílias ribeirinhas deixaram suas casas em razão da elevação do nível do rio. A imagem aérea abaixo, registrada em Aquidauana, mostra áreas alagadas nas proximidades da igreja matriz após o transbordamento do Córrego João Dias.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.



