ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
FEVEREIRO, QUINTA  05    CAMPO GRANDE 25º

Interior

Em cidade onde campinho virou piscina, rio ultrapassa cota e segue em elevação

Ainda ontem, algumas famílias ribeirinhas deixaram suas casas em razão da alta do nível da água

Por Viviane Oliveira | 05/02/2026 08:42


RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Rio Aquidauana, em Mato Grosso do Sul, atingiu 7,43 metros de profundidade, ultrapassando a cota de alerta e gerando preocupação com possíveis inundações. O Imasul emitiu aviso de situação crítica, alertando sobre riscos às famílias ribeirinhas, com algumas já tendo deixado suas residências. As chuvas intensas dos últimos dias transformaram o Campo do Baixadão, no Bairro Guanandi, em uma piscina improvisada. O Cemtec prevê mais precipitações nas regiões das bacias dos rios Taquari e Aquidauana, aumentando o risco de transbordamentos e impactos em áreas urbanas e rurais.

Conhecido como Campo do Baixadão, o campinho localizado na Rua Teodoro Rondon, no Bairro Guanandi, em Aquidauana, a 141 quilômetros de Campo Grande, ficou alagado com as chuvas persistentes dos últimos dias e acabou se transformando em um “piscinão”. Vídeo registrado nesta quarta-feira (4) mostra a criançada brincando na água que tomou conta do espaço, que costuma encher durante períodos de chuva.

Conforme atualização divulgada nesta quinta-feira (5) pela Prefeitura de Aquidauana, o nível do Rio Aquidauana chegou a 7,43 metros, enquanto o volume acumulado de ontem para hoje atingiu 68,8 milímetros, com registro de chuva durante a noite e a madrugada.

Em cidade onde campinho virou piscina, rio ultrapassa cota e segue em elevação
Rancho fica tomado pela água após chuva contínua em Aquidauana (Foto: Direto das Ruas)

O alerta, divulgado pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), aponta que o rio está muito próximo da cota de inundação, com potencial para provocar danos materiais e representar risco às famílias ribeirinhas. Os dados reforçam o perigo iminente de transbordamento, com impactos diretos sobre áreas urbanas e rurais localizadas próximas ao leito do rio.

Segundo previsão do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul), há expectativa de continuidade de pancadas de chuva intensas nas regiões das bacias dos rios Taquari e Aquidauana entre os dias 4 e 5 de fevereiro. Ainda ontem, algumas famílias ribeirinhas deixaram suas casas em razão da elevação do nível do rio. A imagem aérea abaixo, registrada em Aquidauana, mostra áreas alagadas nas proximidades da igreja matriz após o transbordamento do Córrego João Dias.

Em cidade onde campinho virou piscina, rio ultrapassa cota e segue em elevação
Área próxima à igreja matriz fica alagada após Córrego João Dias transbordar (Foto: Yuri Marinho)

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.